Tempo
|
A+ / A-

Secretário-geral do PSD segundo por Lisboa e Joaquim Sarmento em quarto

07 dez, 2021 - 22:26 • Lusa

Os primeiros nomes são todos indicados pela direção e não constavam das propostas da distrital de Lisboa.

A+ / A-

O secretário-geral do PSD, José Silvano, vai ser o número dois da lista de candidatos a deputados do partido por Lisboa, enquanto o presidente do Conselho Estratégico Nacional, Joaquim Sarmento, será o quarto.

De acordo a lista do círculo da capital - o maior do país - a que a Lusa teve acesso, os primeiros nomes são todos indicados pela direção e não constavam das propostas da distrital de Lisboa: além do cabeça de lista, Ricardo Baptista Leite, de José Silvano e de Joaquim Sarmento, estão também na lista a vice-presidente Isabel Meirelles (em terceiro) e o líder da distrital da Área Oeste Duarte Pacheco (em quinto).

Também Paula Reis, membro do Conselho Nacional de Jurisdição, Lina Lopes, presidente das Mulheres Sociais-Democratas, ou Pedro Roque, líder dos Trabalhadores Sociais-Democratas, foram indicados pela direção em sexto, sétimo e oitavos lugares, respetivamente.

Em décimo lugar, surge o líder da Juventude Social Democrata, Alexandre Poço, que também teve um reforço de indicação por parte da distrital de Lisboa, embora o primeiro nome proposto por esta estrutura, Rodrigo Gonçalves, apareça apenas em 17.º lugar, que não deverá ser elegível, uma vez que em 2019 os sociais-democratas elegeram 12 deputados.

Das propostas de Lisboa, caíram, pelo menos dos nomes elegíveis, os atuais deputados Carlos Silva e Sandra Pereira.

A direção já tinha acusado algumas distritais de usarem "uma estratégia de afrontamento", dando como exemplo as de Lisboa e do Porto, por indicarem nos primeiros lugares apoiantes de Paulo Rangel nas anteriores diretas, excluindo os de Rui Rio, que venceu essa disputa interna por 52,4% dos votos.

O Conselho Nacional do PSD está reunido desde cerca das 22h00, em Évora, para aprovar as listas de candidatos a deputados às legislativas de 30 de janeiro.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+