Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD

Rui Rio não será cabeça de lista às legislativas. Baptista Leite é aposta em Lisboa

07 dez, 2021 - 12:46 • Ricardo Vieira e Manuela Pires, com Lusa

A deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto. As escolhas são de Rui Rio que mantém oito nomes em relação a 2019, mas afasta do topo da lista alguns deputados que estiveram com Paulo Rangel nas recentes eleições diretas no PSD.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, já escolheu os cabeças de lista para as eleições legislativas de 30 de janeiro. A deputada Sofia Matos é a aposta pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite para Lisboa.

Rui Rio não é o primeiro candidato em qualquer distrito, indica o PSD em comunicado, e ocupará o segundo lugar no distrito do Porto. Segundo fonte oficial do PSD, a opção de Rui Rio de não ser cabeça de lista é um sinal de que pretende "valorizar os mais jovens e governar para o futuro".

As escolhas são de Rui Rio que mantém oito nomes em relação a 2019, mas afasta do topo da lista alguns deputados que estiveram com Paulo Rangel nas recentes eleições diretas no PSD.

É o caso de Margarida Balseiro Lopes, em Leiria, e de Cristóvão Norte, em Faro. Há dois anos eram os cabeças de lista nestes distritos, mas agora não estão. Os dois foram apoiantes de Paulo Rangel na corrida à liderança do partido.

A divulgação dos nomes dos cabeças de lista para as eleições legislativas de 30 de janeiro, uma competência do presidente do partido, antecede a reunião da Comissão Política Nacional e do Conselho Nacional, marcado para esta terça-feira, em Évora.

Além de Lisboa e Porto, a direção de Rui Rio anunciou os cabeças de listas pelos restantes distritos.

O antigo presidente da Câmara de Valença Jorge Mendes será o cabeça de lista por Viana do Castelo, o deputado André Coelho Lima vai liderar a lista por Braga, Artur Soveral de Andrade por Vila Real, Adão Silva por Bragança, António Topa Gomes por Aveiro, Gustavo Duarte pela Guarda, Cláudia André por Castelo Branco e Hugo Carvalho por Viseu.

A deputada Mónica Quintela foi escolhida para ser cabeça de lista por Coimbra, o jurista Paulo Mota Pinto por Leiria, Isaura Morais por Santarém, Nuno Carvalho por Setúbal, o estudante João Pedro Luís por Portalegre, Sónia Ramos por Évora, Luís Gomes por Faro, Sérgio Marques na Madeira, Paulo Moniz vai liderar a lista de candidatos dos Açores, Maria Ester Vargas na Europa e Maló de Abreu será cabeça de lista no círculo de Fora da Europa.

O PSD vai decidir esta terça-feira se avança para uma coligação pré-eleitoral com o CDS, que pode estender-se ao PPM.

A ideia já tinha sido tema de uma reunião da direção do partido e, nessa altura, a maioria dos presentes rejeitou, alegando que o PSD devia ir sozinho a votos no dia 30 de janeiro.

Três semanas depois, Rui Rio insiste e vai levar uma proposta para ser formalmente votada. Em entrevista à Renascença, dois dias antes das eleições diretas, o líder social-democrata Rio reconheceu que a sua proposta não foi bem aceite.

CABEÇAS DE LISTA DO PSD

Viana do Castelo: Jorge Mendes (economista, Ex-presidente da Câmara Municipal de Valença, Deputado desde 2019)

Braga: André Coelho Lima (Advogado, deputado desde 2019, Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD)

Vila Real: Artur Soveral de Andrade (advogado e deputado desde 2019)

Bragança: Adão Silva (secretário de Estado no XV Governo Constitucional, deputado e Líder Parlamentar do PSD)

Porto: Sofia Matos (31 anos, advogada. Ex-Secretária Geral da JSD e deputada desde 2019)

Aveiro: António Topa Gomes (49 anos, engenheiro civil, professor Universitário Associado com Agregação na FEUP)

Guarda: Gustavo Duarte (engenheiro civil, empresário, ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, deputado entre 2002-2003)

Castelo Branco: Cláudia André (professora, ex-Vereadora da Câmara da Sertã, deputada desde 2019)

Viseu: Hugo Carvalho (31 anos, engenheiro, ex-presidente do CNJ, membro da Assembleia Municipal de Viseu, deputado desde 2019)

Coimbra: Mónica Quintela (advogada e deputada desde 2019)

Leiria: Paulo Mota Pinto (jurista, ex-Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, Professor Universitário, ex-deputado, ex-Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus da Assembleia da República, presidente da Assembleia Municipal de Pombal e presidente do Congresso Nacional do PSD)

Santarém: Isaura Morais (licenciada em Gestão de Recursos Humanos, ex-Presidente da Câmara de Rio Maior e deputada desde 2019, presidente da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local e vice-presidente do PSD)

Lisboa: Ricardo Baptista Leite (médico, ex-Vereador da Câmara de Cascais, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD).

Setúbal: Nuno Carvalho (gestor e empresário, licenciado em Direito, deputado desde 2019. Foi vereador sem pelouros na Câmara Municipal de Setúbal)

Portalegre: João Pedro Luís (estudante, membro da Assembleia Municipal de Portalegre e presidente da JSD de Portalegre)

Évora: Sónia Ramos (jurista, vereadora na Câmara Municipal de Estremoz, presidente da CPD de Évora)

Beja: Henrique Silvestre (33 anos, engenheiro agrónomo e empresário agrícola)

Faro: Luís Gomes (professor universitário e ex-Presidente da Câmara de Vila Real de Santo António)

Madeira: Sérgio Marques (advogado, ex-Membro do Governo Regional da Madeira, ex-deputado ao Parlamento Europeu e deputado desde 2019)

Açores: Paulo Moniz (engenheiro eletrotécnico, ex-presidente da Ordem dos Engenheiros dos Açores e deputado desde 2019)

Europa: Maria Ester Vargas (licenciada em Germânicas, ex-deputada à Assembleia da República, ex-Conselheira da Embaixada de Portugal em Berna)

Fora da Europa: Maló de Abreu (médico, primeiro presidente da AAC pela JSD em 1979, deputado desde 2019)

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+