Tempo
|
A+ / A-

Legislativas 2022

PSD decide esta terça-feira se faz coligação pré-eleitoral com CDS

07 dez, 2021 - 07:00 • Manuela Pires

Rui Rio admite que o partido está dividido, mas vai levar a proposta à reunião da comissão política nacional esta terça-feira à tarde. Líder social-democrata defende que uma coligação só faz sentido com o CDS e pode estender-se ao PPM.

A+ / A-

O PSD vai decidir esta terça-feira se avança para uma coligação pré-eleitoral com o CDS, que pode estender-se ao PPM.

A ideia já tinha sido tema de uma reunião da direção do partido e, nessa altura, a maioria dos presentes rejeitou, alegando que o PSD devia ir sozinho a votos no dia 30 de janeiro.

Três semanas depois, Rui Rio insiste e vai levar uma proposta para ser formalmente votada. Em entrevista à Renascença, dois dias antes das eleições diretas, o líder social-democrata Rio reconheceu que a sua proposta não foi bem aceite.

“Todos os que falaram foram maioritariamente a favor do PSD ir sozinho. Mas foi apenas uma conversa e vão ter de regressar para dar a palavra final”, referiu.

A decisão vai ser tomada primeiro na reunião da Comissão Política Nacional e, se for favorável, a proposta tem de passar pelo Conselho Nacional que está marcado para esta noite, em Évora.

Este fim de semana no congresso dos Autarcas Social Democratas, Rui Rio preferiu não dar a sua opinião sobre um entendimento pré-eleitoral mas reconheceu que uma coligação só pode incluir o CDS e o PPM.

Rui Rio. "Acredito que temos hipóteses de ganhar a 30 de janeiro"
Rui Rio na Renascença, antes das eleições diretas no PSD. Entrevista: Manuela Pires/RR

Apesar de esta possível coligação ser construída apenas por partidos de direita, Rio continua a insistir que só se ganham eleições ao centro. “Se formos disputar agora o eleitorado do Chega, Iniciativa Liberal e CDS, estão ali meia dúzia de votos e não sei como é que assim se ganham eleições, e ainda por cima correndo o risco de perder votos ao centro”, sublinhou, perante os autarcas social democratas no passado sábado.

Conselho Nacional discute listas de deputados

Rui Rio avisou, poucos dias de ter sido eleito para o terceiro mandato na liderança do PSD, que apenas têm lugar nas listas de candidatos a deputados aqueles que forem “leais e competentes”. “Ter alguém que é muito competente, mas é desleal não me serve para nada”, disse Rui Rio em entrevista à SIC.

Mas o tema promete gerar polémica no Conselho Nacional que vai aprovar as listas. A maior parte das distritais apoiou Paulo Rangel na corrida à liderança do partido e no momento de indicar os nomes, houve preferência por militantes que estiveram ao lado do eurodeputado e onde não constavam os nomes de pessoas mais próximas do líder. Exemplo disso é o caso de Ricardo Batista Leite que, desta vez, não foi indicado pela distrital de Lisboa e pode entrar na quota do líder do partido.

O eurodeputado, que conseguiu duas vitórias no conselho nacional antes das diretas, vai estar na reunião desta noite em Évora que vai aprovar as listas de deputados.

Na noite eleitoral, no discurso de derrota, Paulo Rangel apelou à unidade do partido.

“Em todos os momentos da vida do partido e especialmente agora em que estamos próximos de eleições legislativas que haja sinais claros de unidade e espero que é isso que vai acontecer” disse Paulo Rangel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+