Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Partidos têm de esclarecer as suas posições sobre Eutanásia", diz especialista

30 nov, 2021 - 00:00 • João Malheiro

Ana Sofia Carvalho vê "com muita satisfação" o veto do Presidente da República à Lei da Eutanásia. A especialista em Bioética pede que o novo Parlamento "defina linhas" durante a campanha eleitoral, antes de voltar a votar a proposta.

A+ / A-

A especialista em Bioética Ana Sofia Carvalho diz que os partidos "têm de esclarecer as suas posições sobre a Eutanásia", antes de se apresentarem a eleições legislativas no dia 30 de janeiro.

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a Lei da Eutanásia, o que implica que a proposta só poderá voltar a ser debatida na próxima legislatura.

"Uma das grandes críticas que fiz foi que PS e PSD não inscreveram nos seus programas a sua posição sobre a Eutanásia", indica, ouvida pela Renascença.

"Isto é uma questão de valores, é uma questão de consciência e, portanto, os partidos têm de ser claros", realça, ainda.

Ana Sofia Carvalho considera que é difícil "saber a opinião de todos os deputados", por haver liberdade de voto, mas é importante "definir linhas para que os eleitores saibam em quem vão votar".

A especialista em Bioética vê "com muita satisfação" a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.

"A nota do Presidente vem confirmar a preocupação inicial", realça.

"A proposta ser votada numa altura que o Parlamento se ia dissolver parece-me de absoluto mau gosto", critica, ainda.

Ana Sofia Carvalho indica que a "mudança de valores" de doença fatal para doença incurável ou grave é "um passo gigantesco que não pode ser assim".

"O alcance da lei é muito maior nesta fase e o Presidente, muito bem, disse que nada disto tinha sido discutido", refere.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    30 nov, 2021 Lisboa 12:31
    Sem dúvida nenhuma os partidos devem esclarecer esta questão para sabermos em quem devemos votar. Quem legisla e nos governa deve preocupar-se em promover e proteger a vida e não legislar para que seres humanos que, acreditamos, têm como missão defender a vida, possam acabar com ela, ainda que a seu pedido

Destaques V+