Tempo
|
A+ / A-

Eleições diretas

Paulo Rangel reconhece derrota. Rio continua líder do PSD

27 nov, 2021 - 21:37 • Manuela Pires , com redação

Com este resultado, Rui Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18.º presidente do partido.

A+ / A-

A candidatura de Paulo Rangel assumiu oficialmente, ainda cedo na noite de sábado, a derrota nas eleições diretas. Rui Rio foi assim reeleito líder do PSD.

O resultado começou a ganhar expressão desde que a contagem de votos começou, com Rio a ganhar nas principais concelhias. O resultado acaba por estar envolto em alguma surpresa, uma vez que o eurodeputado era dado como favorito nesta disputa.

Rio foi reeleito com 52,43% dos votos, e eurodeputado Paulo Rangel alcançou 47,57% dos votos.

Os resultados oficiais, mas ainda provisórios, foram anunciados na sede do PSD, em Lisboa, pelo presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do partido, Paulo Colaço.

De acordo com o dirigente social-democrata, do total de 46.664 inscritos, votaram 35.991 militantes. Rio alcançou 18.604 votos e Rangel 16.879, havendo ainda 189 votos nulos e 319 votos em branco.

Com base nestes resultados provisórios, a diferença entre os dois candidatos foi de 1.725 votos, a mais curta de sempre em diretas, batendo o "recorde" de 2020, quando Rio tinha vencido Luís Montenegro por 2.071 votos.

Antes desta conferência de imprensa, Rui Rio já tinha feito o discurso de vitória e o eurodeputado Paulo Rangel reconhecido a derrota publicamente.

Rui Rio afirmou que esta foi "uma vitória dos militantes de base do PSD". E, no discurso neste sábado à noite, diz que tem de agradecer duplamente a quem votou nele, porque não ofereceu lugares a ninguém.

No discurso de derrota, Paulo Rangel fez “um apelo à unidade” no PSD depois de reconhecer a derrota nas eleições diretas, este sábado. Para o candidato derrotado, o que é “expectável” é que todos trabalhem em torno do vencedor e candidato a primeiro-ministro.

O atual líder do PSD, Rui Rio, e o eurodeputado Paulo Rangel disputaram hoje a presidência do partido, em eleições diretas em que podiam votar cerca de 46.000 militantes.

O 39.º Congresso do partido vai realizar-se entre 17 e 19 de dezembro, na Feira Internacional de Lisboa.

Com este resultado, Rui Rio, que lidera o PSD desde janeiro de 2018, manter-se-á como o 18.º presidente do partido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    27 nov, 2021 aqui 23:29
    Passadeira aberta para a maioria absoluta do PS e para o crescimento do Chega.
  • Cidadao
    27 nov, 2021 Lisboa 21:55
    Os militantes do PSD escolheram o "estilo mendigo", de joelhos e mão estendida, a mendigar um Bloco Central ao PS. Agora, vivam com a escolha que fizeram.

Destaques V+