Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Marcelo pede "serenidade, cabeça fria e bom senso" ao falar da variante Omicron

28 nov, 2021 - 20:48 • Lusa

"Vamos esperar para ver", apelou o Presidente da República.

A+ / A-

O Presidente da República pediu este domingo "serenidade, cabeça fria e bom senso", ao pronunciar-se sobre a possibilidade de a mais recente variante do SARS-CoV-2 chegar a Portugal, e lembrou as medidas que vigorarão a partir de quarta-feira.

"Como disse o primeiro-ministro, não há até agora casos [da variante denominada "Omicron] e, por um lado, vão entrar em vigor as medidas, portanto, serenidade, cabeça fria e bom senso é aquilo que se impõe", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado sobre se estava preocupado com a evolução da pandemia por causa da nova estirpe.

Rejeitando a ideia de que está a ser otimista em relação ao impacto que esta variante poderá ter, o chefe de Estado considerou que é preciso estar sempre "de pé atrás", já que a maioria das variantes anteriormente detetadas "não teve a gravidade que se esperava no início".

"Vamos esperar para ver", apelou.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que ainda não há registo de pessoas infetadas com a variante Omicron, detetada na África do Sul e que já está a espalhar-se por vários países em todo o mundo. Países Baixos, Alemanha, Bélgica e Austrália são alguns exemplos.

A propagação desta nova variante levou a que vários países europeus anunciassem o encerramento das fronteiras aéreas a passageiros provenientes de países da África Austral, como, por exemplo, Moçambique.

Angola, apesar de geograficamente estar incluída nesta porção do continente africano, não integra a lista de países com restrições às viagens. Marcelo justificou a decisão com a política sanitária rigorosa que o país implementou desde o início da pandemia -- o Governo angolano anunciou no sábado que também vai suspender os voos com vários países por causa desta estirpe.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+