Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Matos Fernandes "de boca aberta" com acusações de "politização" na assinatura de contratos mineiros

24 nov, 2021 - 12:31 • Lusa

Ministro do Ambiente esteve numa audição na parlamentar, a requerimento do grupo parlamentar do PSD, “sobre 14 contratos de concessão mineira aprovados pelo Governo em véspera de dissolução da Assembleia da República” e acusa os social-democratas de “hipocrisia”.

A+ / A-

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Matos Fernandes, garante que “não há critérios de oportunidade política na atividade administrativa do Estado”, nomeadamente na recente assinatura de 14 contratos de concessão mineira, acusando o PSD de “hipocrisia” nas críticas feitas.

“Fico de boca aberta com as sugestões [do PSD] de politização dos processos. Como é que aqueles que se dizem mais liberais, até, do que os que estão no Governo neste momento, afinal acham que tudo tem de ter escrutínio político e que nenhuma licença, nem nenhuma assinatura, pode ser passada […] sem haver uma assinatura por parte dos membros do Governo?”, questionou Matos Fernandes.

O governante falava no parlamento, durante uma audição na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, a requerimento do grupo parlamentar do PSD, “sobre 14 contratos de concessão mineira aprovados pelo Governo em véspera de dissolução da Assembleia da República”.

Em causa está a assinatura de 14 contratos (nove contratos e cinco adendas a contratos) para prospeção, pesquisa e exploração de recursos minerais, que ocorreu em 28 de outubro, um dia depois do 'chumbo' na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), de acordo com o “Movimento Não às Minas – Montalegre”.

O PSD argumenta que, “em véspera de dissolução da Assembleia da República e consequente redução da sua capacidade de escrutínio, estando o país focado mediaticamente na crise política, o Governo pode estar a apressar a aprovação de processos que são complexos, polémicos e que poderão acarretar riscos ambientais e de saúde pública”.

Os sociais-democratas advertiram que “há falta de transparência” no processo, acrescentando que foi “conduzido com opacidade e arrogância”: “Não se compreende o 'timing' político destas decisões, sobretudo porque fica aparente a ideia de 'aprovação em bloco' de projetos, à pressa, antes de uma eventual mudança de Governo”, refere o PSD.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    24 nov, 2021 PORTUGAL 16:28
    Oh Senhor Ministro do Ambiente, porque é que o Senhor não propõe a EXPLORAÇÃO mineira nas escarpas das Fontainhas na cidade do Porto, ou, na serra do Pilar em Vila Nova de Gaia? Aproveite e junte o ÚTIL ao AGRADÁVEL, pois fazem os túneis para a nova ponte que ligará as DUAS cidades. A sua cidade tem vários locais para EXPLORAR aquilo que o Senhor, enquanto Ministro, quer.

Destaques V+