Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova versão da lei da eutanásia ainda no Parlamento

15 nov, 2021 - 11:58 • Susana Madureira Martins

Aprovado há 10 dias pelo parlamento, o novo texto ainda não passou sequer pelo gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues antes de seguir para as mãos do Presidente da República.

A+ / A-

Aprovada há 10 dias pelos deputados, ainda não saiu do Parlamento a nova versão da lei da eutanásia, com o diploma a manter-se nos serviços da Assembleia da República e, ao que a Renascença sabe, ainda não terá chegado sequer ao gabinete de Eduardo Ferro Rodrigues antes de seguir para Belém.

No detalhe sobre a iniciativa consultável no site do Parlamento na Internet, a redação final da nova versão foi feita na quarta-feira (mesmo depois da aprovação final no plenário, os diplomas vão a uma verificação final na comissão e nos serviços), o que indica que estará para muito breve o seguimento dos trâmites: publicação em Diário da Assembleia da República com assinatura do despacho pelo presidente do Parlamento, três dias para consulta no Diário da AR e eventuais reclamações e depois então o envio para a Presidência da República.

A partir do momento em que receba o diploma que despenaliza a morte medicamente assistida, Marcelo Rebelo de Sousa tem oito dias para decidir se envia o novo texto para o Tribunal Constitucional para fiscalização preventiva da constitucionalidade e vinte dias para optar pela promulgação ou pelo veto. Já na semana passada, em Évora, o Presidente mantinha todos esses cenários em aberto.

O novo decreto foi aprovado a 5 de novembro com os votos a favor da maioria da bancada do PS, 13 deputados do PSD, entre os quais o líder do partido Rui Rio, Bloco de Esquerda, Verdes, PAN, Iniciativa Liberal e das duas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Votaram contra a lei da eutanásia sete deputados do PS, 62 do PSD, PCP, CDS e Chega. Dois deputados do PS e três do PSD optaram pela abstenção.

Do total dos 230 deputados que compõem a Assembleia da República, estiveram presentes 227, dos quais 138 votaram a favor, 84 contra e cinco abstiveram-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isabel
    15 nov, 2021 Lisboa 15:27
    Não voltarei a votar em partidos, cujos deputados aprovam uma lei que autoriza os profissionais de saúde a matar outro ser humano. Cuidemos a proximidade aos que sofrem, não os deixemos na solidão, demos-lhes as condições para minorar o seu sofrimento!

Destaques V+