Tempo
|
A+ / A-

Eleições antecipadas

Sondagem SIC-Expresso. PS ganha, PSD desce e Chega passa a terceira força mais votada

13 nov, 2021 - 00:33 • André Rodrigues

Sondagem SIC-Expresso mede o impacto do chumbo da proposta Orçamento do Estado. PS ganha e PSD desce, mas o grau de aprovação do primeiro-ministro nunca esteve tão baixo.

A+ / A-

Se as legislativas antecipadas fossem hoje, o PS alcançaria a vitória com 40% dos votos, à frente do PSD (26%), e a maioria de esquerda na Assembleia da República mantinha-se, segundo a sondagem da SIC e do Expresso.

No entanto, o estudo de opinião, que avalia o impacto do chumbo da proposta de Orçamento do Estado nas intenções de voto dos portugueses, indica que a CDU ficaria em quarto lugar, com 6% - menos cinco pontos percentuais em relação em 2019 - e atrás do Chega que chegaria aos 10%, subindo quatro pontos percentuais em relação a 2019 e tornando-se a terceira força partidária mais representada no hemiciclo.

O inquérito aponta, ainda, para a queda do Bloco de Esquerda (5%), com menos cinco pontos percentuais face a 2019, e o PAN alcança os mesmos 2% de há dois anos.

Do lado da direita parlamentar, a grande desilusão é o CDS que se fica por 1% das intenções de voto, segundo este estudo de opinião.

Já a Iniciativa Liberal ficaria com 2%, melhorando ligeiramente o resultado em relação às últimas legislativas.

Esquerda com 53%. PS vence em (quase) todos os grupos sociodemográficos

A junção dos quatro partidos de esquerda (PS, PCP, BE e PAN) garante 53% dos votos expressos dos eleitores, enquanto a coligação de direita (PSD, CDS, IL e Chega) não iria além dos 39%.

Este estudo de opinião realizado entre 26 de outubro e 1 de novembro, pelo ICS e pelo ISCTE, apresenta uma margem de erro de 3,5% e coloca os socialistas à frente em (quase) todos os grupos socioeconómicos. A exceção são os estratos sociais com rendimento “confortável” e os trabalhadores domésticos.

No entanto, o Governo e o primeiro-ministro estão em perda. O Executivo merece nota negativa de 48% dos inquiridos, contra 42% de avaliações positivas.

E de zero a 10, a popularidade de Costa é 5,4, uma queda em relação à última sondagem que se estende a todos os outros líderes partidários, da esquerda à direita.

Só o Presidente da República mantém uma avaliação de 7,1, a mais elevada entre a classe política nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    02 dez, 2021 Corroios 13:00
    a popularidade do 1º ministro nunca esteve tão baixa mas....o PS ganharia... Isto faz-me lembrar quando se dizia que o Medina estava em baixo nas sondagens mas que ia ganhar outra vez a CML..:D.
  • Veríssimo Augusto Da
    21 nov, 2021 Celeirós - Braga 22:42
    Há pessoas neste País que ainda não entendeu que as três bancarrotas, foram em Governos Socialistas e não do PSD e esqueceram-se que o Pedro Passos Coelho governou com programa que o PS de José Socrates, acordou com a Troika e que apesar da campanha negativa que a oposição fez, ganhou as eleições em 2015.Nesse tempo foi pedido apoio ao FMI e neste Governo de António Costa, vem a tal BAZUCA, que serviu para os candidatos do PS à eleições Autárquicas dizerem para votarem nas sus listas, porque eram os donos desse dinheiro.
  • Veríssimo Augusto Da
    21 nov, 2021 Celeirós - Braga 17:03
    Há pessoas neste País que ainda não entendeu que as três bancarrotas, foram em Governos Socialistas e não do PSD e esqueceram-se que o Pedro Passos Coelho governou com programa que o PS de José Socrates, acordou com a Troika e que apesar da campanha negativa que a oposição fez, ganhou as eleições em 2015.Nesse tempo foi pedido apoio ao FMI e neste Governo de António Costa, vem a tal BAZUCA, que serviu para os candidatos do PS à eleições Autárquicas dizerem para votarem nas sus listas, porque eram os donos desse dinheiro.
  • ginja
    20 nov, 2021 Aveiro 13:21
    Para os direitopatas que vêm aqui babozar, o povo é ignorantre porque vota no PS. Para o hajo que diz que as sondagens favorecem o PS porque o Ricardo Costa e irmão do PM. revela só despeito e ignorancia, porque mostra desconhecer que o dono da SIC Noticias é o Balsemão, presidente honorário do PSD e antigo primeiro-ministro que se demitiu em 1983, depois de ter levado o País à bancarrota.
  • Ricardo
    15 nov, 2021 Lisboa 13:12
    PSD não. Com as políticas ultraliberais não ser o país. Lembrem~se do Contrelho amador que deucabo disto tudo. Impostos, emigração, despedimentos etc. É preciso fugir das direitas como o diabo foge da cruz. Votem PS.
  • José Carlos Pereira
    14 nov, 2021 Guimarães 09:18
    Claro que as sondagens no expresso favorecem o PS não fosse o Ricardo Costa irmão, nada me estranha.
  • ze
    14 nov, 2021 aldeia 08:59
    Este povinho só conhece o PS, tantos anos de governação e Portugal cada vez mais na cauda da europa, ordenados de fome,pensões de miséria,impostos altissimos como em nehum país europeu,greves em vários sectores, e uma dívida externa sempre a aumentar,para não falar na corrupção, na falta de meios para as policias,a justiça que não funciona para para politicos,banqueiros e outros que têm destruido a economia deste país, mas enfim....o povo quer continuar na mesma!
  • George Rupp
    13 nov, 2021 Venda do Pinheiro 13:57
    Com este fosso enorme entre vencedor e vencido, o PS alcançaria uma maioria absoluta.
  • depoisvemse assim
    13 nov, 2021 porto 11:50
    militantes e simpatizantes do pcp continuam a mudar a sua intenção de voto , estao a passar para o chega

Destaques V+