Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rangel admite governar em minoria sem esclarecer se viabilizaria idêntico governo do PS

13 nov, 2021 - 00:43 • Lusa

“Nós não vamos lá para corroborar, amparar ou pôr a mão por baixo nas políticas do PS”, refere o candidato social-democrata.

A+ / A-

O candidato à liderança do PSD Paulo Rangel afirmou que o PS terá de “assumir as suas responsabilidades” se recusar viabilizar um executivo e orçamentos de um Governo minoritário social-democrata, mas recusou esclarecer o que fará no cenário contrário.

Em entrevista ao semanário Expresso, disponível na íntegra na sua edição online, o eurodeputado foi várias vezes questionado sobre o cenário de governabilidade no pós-legislativas de 30 de janeiro e avisou que, se for líder do PSD, “não contem com Paulo Rangel para pôr a mão por baixo das políticas do PS”.

O candidato à liderança social-democrata - que disputará com o atual presidente Rui Rio em eleições diretas em 27 de novembro - insistiu que o seu objetivo é maioria absoluta do PSD, que considera não ser “uma quimera”, mas também admite governar em minoria.

“Se tivermos de governar com um governo minoritário também o faremos”, assegurou, admitindo igualmente como cenário possível coligações pós-eleitorais ou acordos de incidência parlamentar com CDS e IL ou até com o PAN, excluindo o Chega de entendimentos.

Questionado se um Governo minoritário do PSD não dependerá do PS para viabilizar o executivo e os seus orçamentos, respondeu: “Se não viabilizar terá de assumir as suas responsabilidades”.

À pergunta se tal significa que “o seu PSD” também deixará passar um governo minoritário do PS, o candidato à liderança social-democrata recusou discutir esse cenário.

“Não vou analisar, não sou analista, sou líder político (…) Acho que os portugueses querem muita clareza quanto à questão da estabilidade, e é isso que lhes vou oferecer. Este vai ser o meu discurso. Não vou contribuir para confundir os votos do PSD com os do PS”, apontou.

Rangel acusou o atual líder socialista e primeiro-ministro, António Costa, de tentar “ser uma alternativa a si próprio”, dizendo, na entrevista que deu esta semana à RTP, que governou com a esquerda e agora está disposto a governar com o centro-direita.

“Não contem com Paulo Rangel, se for líder do PSD, para isso. Nós não vamos lá para corroborar, amparar ou pôr a mão por baixo nas políticas do PS, elas já foram testadas durante seis anos e falharam. Agora é o tempo de vir alguém com uma política diferente”, defendeu.

Questionado se preferirá provocar novas eleições a viabilizar um executivo minoritário do PS, Rangel repetiu que, da sua parte, “a única coisa que vão ouvir é confiança numa maioria do PSD”.

Ainda assim, Rangel admite entendimentos com o PS em matérias como a revisão constitucional, que exige uma maioria de dois terços para ser aprovada.

“Ninguém me vai ouvir dizer que não vamos falar com o PS, não vamos é governar com o PS. Isso é que não”, sublinhou.

À pergunta se está obrigado a vencer as legislativas se se tornar presidente do PSD, Rangel foi cauteloso.

“Não estou a dizer isso. Estou a dizer que temos de ganhar as eleições, e que podemos ganhar com maioria absoluta - não acho isso uma quimera, acho que está ao nosso alcance apesar de ser difícil”, afirmou.

Na sua moção de estratégia às diretas, assegurou, estará a posição que já defendeu publicamente de que o PSD deverá ir sozinho às legislativas, sem coligação pré-eleitoral com o CDS-PP, admitindo integrar desiludidos com este partido quer na elaboração do programa, quer até nas listas de deputados (“porque não?”) ou num eventual Governo chefiado pelo PSD.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+