Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Miríade

Rui Rio. Omissão sobre suspeitas com militares é "história mal contada"

11 nov, 2021 - 00:31 • Redação

Líder do PSD diz que, apesar da "simpatia pessoal" que tem pelo ministro da Defesa, acha "uma história mal contada" que António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa tenham ficado às escuras no caso do alegado tráfico em missões das Forças Armadas.

A+ / A-

Rui Rio considera que o lapso de informação do ministro da Defesa para com o primeiro-ministro e o Presidente da República sobre o alegado tráfico em missões das Forças Armadas é “uma história mal contada”.

"Tenho simpatia pelo ministro da Defesa. Mas estou a imaginar-me primeiro-ministro e a ver na televisão e ter de telefonar-lhe a perguntar 'o que é que é isto'. É complicado como um ministro deixa assim o governo e deixa mal o presidente", disse esta quarta-feira Rui Rio.

Questionado na RTP3 sobre se o caso do alegado tráfico nas Forças Armadas, Rui Rio admite que a não comunicação do caso ao primeiro-ministro deixa o ministro da Defesa fragilizado — sublinhando que tem simpatia pessoal por João Gomes Cravinho. "Foi uma situação grave. Para mim é particularmente grave o primeiro-ministro ter um membro do governo que não o põe a par de uma situação destas", afirmou.

“Que o ministro da Defesa não tenha dito nada ao Presidente da República, eu compreendo, porque tem de o fazer através do primeiro-ministro. Se o primeiro-ministro não diz nada ao Presidente da República, porque não sabia, a situação é delicada”, acrescentou.

Questionado sobre a justificação dada por João Gomes Cravinho, que invocou pareceres jurídicos que desaconselhavam a transmissão de informação a outros órgãos de soberania, Rui Rio disse que isso é "muito esquisito".

“Um parecer dos serviços do Ministério da Defesa em que o ministro pergunta se pode dizer ao primeiro-ministro, é uma história mal contada”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+