Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagem. Rio com vantagem sobre Rangel na luta pelo PSD

07 nov, 2021 - 09:38 • Redação

A cerca de um mês das diretas, em que será eleito o líder do partido e candidato a primeiro-ministro, Rui Rio está em vantagem, seja entre a opinião pública nacional.

A+ / A-

Rui Rio é o candidato mais bem colocado nas eleições pela liderança do PSD, de acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF.

Quando se pergunta aos portugueses quem será o vencedor das diretas, o líder atual deixa o outro candidato a 11 pontos percentuais. Se a análise afunilar para os eleitores sociais-democratas, a vantagem sobe para os 23 pontos.

OPSD vai ter eleições diretas a 27 de novembro. O congresso decorrerá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro. Venceram as propostas de Paulo Rangel com 76 votos a favor, 28 votos contra e 18 abstenções.

Já depois do chumbo do Orçamento do Estado e de saber que isso conduziria a eleições antecipadas: 38% dos inquiridos apontam Rui Rio como o "melhor líder para o PSD", 31% escolhem Paulo Rangel, 31% não têm opinião.

O atual presidente tem assim uma vantagem de sete pontos, que, no segmento mais restrito dos que votam social-democrata, se alarga para 17 pontos (54% para Rio; 37% para Rangel; com apenas 9% de indiferentes). A diferença entre os potenciais eleitores do PSD é a mesma quando a questão se coloca ao nível da confiança: 17 pontos, com vantagem para Rio (12 se tivermos em conta o total da amostra).

A generalidade dos portugueses não vota nas eleições do PSD, mas serão chamados a escolher o próximo primeiro-ministro de Portugal. E só há duas pessoas que podem, realisticamente, chegar a S. Bento: António Costa, do PS, e quem quer que venha a ser escolhido pelos militantes sociais-democratas. E é por isso que é relevante medir quatro atributos importantes em qualquer chefe de Governo: competência, solidariedade, influência e honestidade. Nesta altura do campeonato, é Rui Rio quem, de novo, obtém melhores resultados no teste.

Ficha técnica. A sondagem foi realizada com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com atualidade política. O trabalho de campo decorreu entre os dias 28 e 31 de outubro de 2021 e foram recolhidas 803 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    07 nov, 2021 Cá 11:23
    As sondagens valem o que valem e para citar uma frase muito em voga no meio futebolístico, "prognósticos, só no fim do jogo". Inquietante, inquietante é não se saber ao que vêm Rio e Rangel. Propostas para o País? Rangel "vai pensar" e Rio vai continuar a mendigar ao PS, um Bloco Central - coisa que é do desagrado da generalidade das pessoas - para umas "Reformas Estruturantes" que ninguém sabe o que são. E como não se sabe, parte-se do princípio que são "Reformas" viradas contra as pessoas, e por isso estão a ser "escondidas" para não prejudicar a votação em Eleições - Passos Coelho mostrou antes de Eleições, um esboço de alteração à Constituição que a tornaria ultra-liberal, e o PSD caiu 10 pontos nas sondagens num mês. Falta muita Clarificação na política portuguesa.

Destaques V+