Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia. Marcelo deixa todas as possibilidades em aberto

05 nov, 2021 - 18:06 • Ricardo Vieira

Presidente aguarda pela chegada a Belém da nova versão do texto aprovada pelos deputados.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aguarda pela nova versão da lei da eutanásia, que foi aprovada esta sexta-feira o Parlamento, para tomar uma decisão.

Em declarações aos jornalistas, em Évora, o chefe de Estado explica que tem três opções em cima da mesa e deixa tudo em aberto.

"Espero para receber [o diploma] e, como disse há umas semanas, espero para ver esses diplomas e depois pronuncio-me sobre eles”, começou por referir.

“Tenho dúvidas de constitucionalidade, peço ao Tribunal Constitucional. Tenho dúvidas políticas, exerço o direito de veto. Não tenho dúvidas nem jurídicas nem políticas, promulgo", explicou o Presidente da República.

O novo texto da lei que legaliza a eutanásia foi aprovado esta sexta-feira na Assembleia da República.

O diploma que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível e altera o Código Penal segue agora para apreciação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O novo decreto foi aprovado esta sexta-feira, com os votos a favor da maioria da bancada do PS, 13 deputados do PSD, entre os quais Rui Rio, Bloco de Esquerda, Verdes, PAN, Iniciativa Liberal e das duas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Votaram contra a lei da eutanásia sete deputados do PS, 62 do PSD, PCP, CDS e Chega.

Dois deputados do PS e três do PSD optaram pela abstenção.

Do total dos 230 deputados que compõem a Assembleia da República, estiveram presentes 227, dos quais 138 votaram a favor, 84 contra e cinco abstiveram-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Costa
    05 nov, 2021 Porto 18:23
    Esperemos que esta lei seja aprovada de vez. Para bem de quem sofre e desespera.

Destaques V+