Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições antecipadas a 30 de janeiro. Liberais aplaudem decisão de Marcelo

04 nov, 2021 - 20:22 • Ricardo Vieira

João Cotrim Figueiredo considera que se trata de uma "data correta e razoável" e manifesta concordância com os argumentos apresentados pelo chefe de Estado, numa declaração ao país.

A+ / A-

João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, concorda com a data de 30 de janeiro de 2022 das eleições legislativas antecipadas, como anunciou esta quinta-feira à noite o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O deputado considera que se trata de uma "data correta e razoável" e manifesta concordância com os argumentos apresentados pelo chefe de Estado, numa declaração ao país.

"O Presidente da República fez três leituras que coincidem em tudo com a Iniciativa Liberal. A solução governativa que tivemos desde 2015 ruiu por divergências bem mais profundas do que aquelas que levaram ao chumbo do Orçamento para 2022 e é urgente dar voz de novo aos portugueses", disse João Cotrim Figueiredo, aos jornalistas, no Parlamento.

A Iniciativa Liberal defende que a eleição “merece uma campanha esclarecedora que não é compatível com calendários que coincidam com a quadra festiva".

"Começar debates na altura do Natal e ano Novo não seria dar um bom serviço para o esclarecimento que os eleitores vão precisar nem seria uma forma de combater a abstenção", assinala.

Para João Cotrim Figueiredo, "chegados a uma situação de crise que ninguém desejava, a democracia tem sempre soluções e temos de encarar estas situações com normalidade, serenidade e de esperança, porque vamos ser chamados de novo a decidir sobre o nosso futuro coletivo".

Os portugueses "podem contar" com uma campanha da Iniciativa Liberal com "alternativas de governação", salientou o deputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+