Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Novas regras do teletrabalho podem ser aprovadas esta semana

02 nov, 2021 - 12:48 • Marina Pimentel

Partidos da oposição querem aprovar medidas antes da dissolução do Parlamento, mesmo que isso signifique deixar cair algumas das suas propostas.

A+ / A-

As novas regras do teletrabalho podem ser aprovadas ainda esta semana na Assembleia da República. A votação deve ser marcada para sexta-feira.

Quando o Governo apresentou a sua proposta, pretendia que os deputados trabalhassem depressa, por causa da pandemia.

Mas agora, face à iminência da dissolução da Assembleia da República, são os partidos da oposição a querer acelerar o passo, mesmo que isso signifique deixar cair algumas das suas propostas.

É o que acontece com as condições em que o empregador não pode opor-se ao teletrabalho.

O Bloco de Esquerda queria que os pais com filhos até aos 12 anos tivessem o direito a optar pelo trabalho remoto, mas está disposto a aceitar o limite dos oito anos, proposto pelo Governo, para conseguir que o pacote do teletrabalho seja aprovado ainda durante esta legislatura.

Esta terça-feira, há uma reunião do grupo de trabalho. As votações indiciárias seguem depois para confirmação do texto consensualizado na comissão parlamentar de trabalho. A votação final global deverá acontecer na sexta-feira.

Como o teletrabalho desceu à especialidade sem votação no plenário da Assembleia da República, na generalidade, poderão os partidos que não se revejam no texto aprovado pela comissão aproveitar os seus projetos de lei a votação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+