Tempo
|
A+ / A-

Guilherme Silva

"Não há condições para que PSD Madeira viabilize o Orçamento do Estado"

26 out, 2021 - 23:11 • João Malheiro

O social-democrata, enquanto vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, em 2014, chegou a divergir da orientação de voto do partido, na altura liderado por Pedro Passos Coelho e votou contra o Orçamento do Estado para 2015, proposto pelo Governo de coligação entre PSD e CDS. Guilherme Silva acredita que o PSD tem condições para vencer eleições legislativas antecipadas.

A+ / A-

O antigo deputado do PSD Madeira Guilherme Silva considera que "não há condições" para que os deputados madeirenses viabilizem o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

O presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, deixou duras críticas à proposta de OE2022, mas abriu a porta a negociações com o Governo, apesar de o PSD já ter anunciado o voto contra.

Guilherme Silva, enquanto vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, em 2014, chegou a divergir da orientação de voto do partido, na altura liderado por Pedro Passos Coelho e votou contra o Orçamento do Estado para 2015, proposto pelo Governo de coligação entre PSD e CDS.

À Renascença, o social-democrata recorda, precisamente, esse exemplo para explicar que, agora, o momento é outro, e não acredita que o PSD Madeira não siga o sentido de voto proposto por Rui Rio.

"Não me parece que nesta ocasião isso possa acontecer. Na altura, houve condições muito específicas, articuladas com o então presidente do PSD Madeira, Alberto João Jardim", afirma.

Guilherme Silva avisa, ainda, que o tempo é escasso e que "seria difícil" fazer negociações tão concretas neste curto espaço de tempo.

Questionado sobre a informação avançada pela Renascença de que Marcelo Rebelo de Sousa estaria em contactos com deputados do PSD Madeira, o antigo vice-presidente da bancada parlamentar disse "não ter conhecimento, nem acreditar" que essas diligências tenham acontecido.

Rui Rio também admitiu não ter conhecimento de contactos entre deputados e o Presidente da República.

"A liderança de Rui Rio não sai prejudicada, porque não aconteceram e o PSD Madeira deve votar contra o OE", aponta Guilherme Silva, à Renascença.

O antigo deputado social-democrata considera que o PSD Madeira deve, também, ponderar se o cenário de eleições antecipadas não seria mais benéfico para o partido e para a Madeira, do que concessões ao Governo socialista.

"As promessas do Governo para a Madeira não têm sido de confiança e, por isso, o partido deve ter em conta essas contrapartidas, num cenário em que a Direita se pode reforçar", pensa.

Guilherme Silva diz mesmo que "o mais provável" é que o OE2022 seja chumbado, até porque o Parlamento está com "um quadro muito difícil para que ele seja viabilizado".

O social-democrata caracteriza as eleições internas do PSD como "um obstáculo" em contexto eleitoral, mas que pode ser ultrapassado sem ter de adiar as diretas.

"E pode dar força ao PSD, que já vem das eleições autárquicas, para que consiga obter uma maioria para formação de Governo", antecipa, à Renascença

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    26 out, 2021 Lisboa 22:32
    Guilherme Silva está fora do Jogo e não tem responsabilidades governativas. As opiniões dele, são mais desejos pessoais que outra coisa.

Destaques V+