Tempo
|
A+ / A-

Análise

Poderá ser o duelo Rio vs. Rangel uma reedição da disputa Costa vs. Seguro?

19 out, 2021 - 18:57 • João Carlos Malta

A ideia de alteração de ciclo político e a saturação da figura do líder promovem a sede de mudança na chefia dos partidos de poder, argumentam os analistas ouvidos pela Renascença.

A+ / A-

O desafio de Paulo Rangel à liderança de Rui Rio, após as autárquicas de setembro, é visto por alguns como um “remake” da luta no interior do PS, quando António Costa quis tomar a liderança a António José Seguro. Mas será que é replicável ao que se vai passar agora no PSD?

“Há uma comparação evidente entre António José Seguro e António Costa e entre Rui Rio e Paulo Rangel, com uma diferença. Enquanto no PS António Costa era um velho militante socialista, um político profissional, que escolheu quase exclusivamente o melhor momento para se apresentar a candidato a secretário-geral e acabou por derrotar António José Seguro, no PSD é diferente. Rui Rio, muito embora com uma experiência local, é muito mais veterano no PSD do que Paulo Rangel. Ele vai apresentar-se a candidato a primeiro-ministro como maior indicador de notoriedade do que Rui Rio, mas serão os militantes do PSD a decidir”, analisa o politólogo António Costa Pinto.

Em 2014, o PS acabara de ganhar as eleições europeias, mas com uma vitória que o setor “Costista” classificou de "poucochinho". A pressão sobre Seguro aumentou e, meses mais tarde, o atual primeiro-ministro assumiu que a luta pela liderança era para valer. O resto da história é conhecida.

Em 2021, o PSD não ganhou as autárquicas, mas saiu com um balão de oxigénio gigante e a possibilidade de cavalgar a ideia de que o ciclo político pode estar a mudar. As vitórias em Lisboa e em Coimbra, sobretudo, são fatores para olhar com confiança na recuperação do partido nos centros urbanos, onde o partido estava a perder eleitorado de forma sustentada.

Ainda assim, Rangel, que há muito começou a fazer o trabalho de bastidores em concelhias e distritais, saltou para a ribalta para se assumir como candidato. Quer ser o "challenger" de Costa em 2023.

A dificuldade de ser líder da oposição

O mesmo Costa Pinto argumenta que nos grandes partidos em Portugal, quer no PS quer no PSD, muitas vezes a sobrevivência dos líderes na oposição é difícil.

“Às vezes, dependendo de fatores mais conjunturais do que estruturais, os líderes que sobreviveram na oposição por longos períodos acabam por não chegar a ser candidatos a primeiro-ministro. Isso aconteceu com António José Seguro no PS, mais recentemente, e poderá acontecer com Rui Rio no PSD”, argumenta.

Outro investigador de ciência política, Adelino Maltez olha para a disputa anunciada no PSD com uma imagem bem popular. “Isto é um problema do pote. De vez em quando, mesmo sem sinais de mudança política fundamental, ficam fartos de um estilo de comando, e apostam noutro homem que exprima mais vontade de poder”, refere.

O mesmo crê que no PSD acontecerá “um desafio entre estilos, e o estilo é o homem”. “Não há alteração de políticas. Há quem esteja cansado do estilo de Rui Rio e aposta no desafiador. São duelos quase feudais em torno do ‘eu represento melhor o PSD do que tu’”, sublinha Maltez.

Na mesma linha de opinião, o investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) António Costa Pinto argumenta que “longos períodos na oposição são um problema duplo”. Primeiro, “conseguir controlar a comunidade militante de que são portadores de uma alternativa política” e, muitas vezes, serem fatores externos à liderança política que os leva ao poder.

Mas a tendência para os líderes serem desafiados é um clássico no PS e no PSD”, avalia.

Para este politólogo, Rui Rio talvez tenha uma diferença em relação a António José Seguro e outros “o facto de ter sido um líder permanentemente desafiado”.

“Foi desafiado desde o primeiro momento em que assumiu a liderança do partido. Teve um ligeiro intervalo e volta a ser desafiado quando há a inversão ou perceção da inversão das tendências eleitorais dos portugueses.

Ser do Porto é handicap?

Rui Rio queixa-se com frequência que o facto de ter feito a sua carreira política no Porto é um fator que o prejudica junto dos comentadores e jornalistas de Lisboa. Adelino Maltez e Costa Pinto dizem que esse argumento não cola a esta disputa.

“Ambos vêm do Norte, das estruturas partidárias do concelho do Porto, mas têm percursos muito diversos. Neste caso, e muito embora Rui Rio se queixe, que a marca regional do Norte lhe causou alguns problemas, a verdade é que Paulo Rangel teve um perfil de carreira bem mais cosmopolita e apresenta-se como alguém que como candidato a primeiro-ministro tem uma experiência política mais diversificada do que a de Rui Rio”, começa por dizer Costa Pinto.

“Não se trata apenas da marca regional, mas fundamentalmente que Paulo Rangel terá maior potencial junto da sociedade portuguesa do que a de Rui Rio. Mas quem vai decidir são os militantes do PSD e não a sociedade portuguesa”, remata o politólogo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Rio, fora
    20 out, 2021 Porto 13:34
    Finalmente uma possibilidade de correr com o Parolo do Norte. Ontem, já era tarde, mas mais vale tarde, que nunca. Estava a ver que tinha de começar a pensar nas Legislativas de 2027, que com Rui Rio à frente do PSD, Costa podia estar descansado, que em 2023, tinha a vitória no papo
  • Fábio
    20 out, 2021 Porto 00:20
    Paulo Rangel para o Psd é apenas uma peça insignificante de um jarra em cacos. Rui Rio já deu provas e já fez um trajeto como presidente do psd. Ao ser apoiado por Malheiro diz-nos que Rio será o vencedor. Aqueles que apoiam Rangel contribuem para o retrocesso .
  • Bruno
    19 out, 2021 aqui 21:57
    António José Seguro era um homem sério, ao contrário do seu sucessor.
  • Cidadao
    19 out, 2021 Lisboa 20:40
    Rui Rio é um provinciano, sem a minima capacidade para enfrentar e vencer António Costa. Andamos a ver isso há 3 anos. Não sei se Rangel será o homem certo para destronar Costa e o PS, mas sei que o PM preferia muitíssimo mais enfrentar Rui Rio nas Legislativas, do que enfrentar Rangel. Alguma coisa, isso quer dizer.

Destaques V+