Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PAN quer alargar a todos os animais criminalização de maus-tratos e de abandono

04 out, 2021 - 18:59 • Lusa

O Governo lançou, esta segunda-feira, apoios diretos no valor de 600 mil euros destinados a comparticipar despesas das associações zoófilas com produtos e serviços médico-veterinários. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Animal.

A+ / A-

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) entregou no paramento um projeto-lei para alargar os crimes de maus-tratos e de abandono a todos os animais, disse esta segunda-feira, em Mafra, a porta-voz do partido.

“O PAN deu entrada na Assembleia da República de uma proposta de projeto-lei que visa garantir o alargamento dos crimes de maus-tratos e abandono a todas as espécies e não apenas aos animais de companhia”, afirmou Inês Sousa Real à agência Lusa, no Dia Mundial do Animal.

“Desde 1995 que, em Espanha, maltratar um burro ou um cavalo é crime e, em Portugal, estes crimes passam completamente impunes, não há qualquer sanção”, explicou a deputada e porta-voz do PAN, durante uma visita no Dia Mundial do Animal ao Abrigo do Jumento Burricadas, em Mafra.

A dirigente do PAN enalteceu o apoio de 700 mil euros para as associações de animais lançado hoje pelo Governo, lembrando que foi uma das medidas propostas pelo partido para o OE2021.

“Estes 700 mil euros são muito pouco para o trabalho que é feito pelas associações no nosso país, mas é um começo e esperamos que, no OE2022, e estamos a trabalhar para isso, este valor seja manifestamente superior”, disse Inês Sousa Real, para quem “é fundamental que o Estado comece a pagar esta dívida que tem para com as associações de proteção animal”.

“Tivemos, durante décadas, uma política de abate, não se apostou na esterilização e têm sido as associações a fazerem esse trabalho”, justificou, acrescentando que também a “rede de recolha oficial é manifestamente insuficiente para as necessidades do país e temos associações que têm estado sobrelotadas com animais abandonados”.

A porta-voz do PAN frisou que, além dos centros de acolhimento de animais de companhia, estas verbas têm de ser alargadas aos centros de acolhimento de animais selvagens, como o que visitou em Mafra.

Existe “uma rede muito débil e muito insuficiente no que respeita ao acolhimento de animais selvagens e, pior ainda, e a espaços capazes de acolher estes animais quando não podem ser devolvidos à natureza”, sublinhou.

O Governo lançou, esta segunda-feira, apoios diretos no valor de 600 mil euros destinado a comparticipar despesas das associações zoófilas com produtos e serviços médico-veterinários”.

Foi ainda lançado um outro aviso, no montante total de 100 mil euros, destinado ao apoio à esterilização de cães e gatos.

Esta é a primeira vez que são atribuídos apoios diretos às associações zoófilas, podendo as associações apresentar candidaturas até 15 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    05 out, 2021 Lisboa 11:00
    No dia em que o Costa não precisar dos vossos 3 votos para nada, passam à irrelevância. E até se riem de vocês ...

Destaques V+