Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Ministros

Governo discute Orçamento para 2022 no feriado

04 out, 2021 - 14:14 • Eunice Lourenço

Executivo aproveita o feriado para tentar começar a fechar o OE 2022 que tem de ser entregue no Parlamento no dia 11 deste mês.

A+ / A-

O Conselho de Ministros vai reunir-se esta terça-feira para discutir a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022).

Trata-se de uma reunião informal que, em princípio, não terá comunicado nem conferência de imprensa.

O Governo aproveita o feriado para tentar começar a fechar o OE 2022 que tem de ser entregue no Parlamento no dia 11 deste mês.

A proposta vai ser debatida na generalidade, entre 22 e 27 de outubro. Depois segue para a especialidade e os partidos terão até 12 de novembro para sugerir alterações. A votação final global está agendada para 25 de novembro, no plenário da Assembleia da República.

Uma das medidas pré-anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, é uma mexida nos escalões de IRS.

O Governo procura, nesta altura, consensos com os partidos de esquerda para garantir a aprovação da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, disse no sábado que não há ainda "avanços significativos" nas conversações com o executivo, havendo várias áreas nas quais acusa o executivo socialista de estar sem disponibilidade negocial.

No rescaldo das eleições autárquicas, de 26 de setembro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sinalizou a importância de evitar crises políticas e a importância de garantir a aprovação do OE 2022.

"Já disse uma vez, duas vezes, 10 vezes que, naquilo que depender do Presidente da República, importa que haja orçamento para o ano que vem e orçamento para 2023”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+