Tempo
|
A+ / A-

Paulo Rangel. Este “não é ainda o tempo” de clarificação ou debate interno no PSD

28 set, 2021 - 08:26 • Olímpia Mairos

O eurodeputado, que tem sido apontado à liderança do PSD, entende que este é o tempo apenas de fazer “uma análise fina e detalhada dos resultados eleitorais em todas as suas dimensões”.

A+ / A-

O eurodeputado Paulo Rangel defende, num artigo de opinião no jornal "Público", que este “não é ainda o tempo” de clarificação ou debate interno no PSD.

Segundo o eurodeputado, esta é a altura apenas de fazer “uma análise fina e detalhada dos resultados eleitorais em todas as suas dimensões” e, a seu tempo, cada militante será chamado a assumir responsabilidades.

“A seu tempo, virá o ciclo eleitoral normal do PSD e, aí sim, cada militante será chamado a assumir as suas responsabilidades”, escreve Rangel, mostrando-se, assim, em sintonia com o presidente do PSD que afirmou que “estamos ainda no perímetro do ciclo autárquico, das suas implicações e repercussões”.

“O tempo é agora de, saudavelmente e com os pés na terra, celebrar este momento político”, assinala.

O eurodeputado, que tem sido apontado à liderança do PSD, não clarifica qual será a sua posição, mas enumera quais devem ser os “desafios substantivos” do partido e o posicionamento que o PSD deve adotar no espetro político e quanto a alianças.

"Um sinal de esperança para a construção de uma alternativa sólida e credível"

Na perspetiva de Rangel, “é importante que o PSD volte a afirmar e nunca abdique da sua vocação maioritária, pois o risco de erosão progressiva da sua identidade subsiste”.

“Uma coisa são entendimentos, coligações ou alianças, outra são ‘frentismos’ que descaracterizem a marca de água do PSD”, alerta.

Para o eurodeputado, os resultados do PSD nas autárquicas “mais do que pelos seus valores crus, valem pelo sinal político que transmitem à sociedade portuguesa, à opinião pública e, naturalmente, aos partidos e aos seus dirigentes e militantes”.

“O sinal, apesar da vitória numérica do PS, é um sinal de esperança para a construção de uma alternativa sólida e credível, capaz de mobilizar os portugueses em torno de um projeto reformista”, entende Rangel, defendendo que “o lugar natural do PSD, dada a sua vocação maioritária, é mais do que o centro: estende-se do centro para a esquerda e a direita”.

O eurodeputado, que já foi candidato à liderança em 2010 e perdeu para Pedro Passos Coelho, não esquece, no seu artigo de opinião, os vitoriosos do PSD e os que não ganharam nas autárquicas, destacando, de um modo particular, as vitórias de Carlos Moedas, em Lisboa, José Manuel Silva, em Coimbra, Pedro Calado, no Funchal, e Fermelinda Carvalho, em Portalegre.

Da aplicação dos fundos europeus à capacidade de escrutinar executivos

Embora no artigo, intitulado “O PSD e Portugal: desafios da esperança”, Rangel sublinhe que “o posicionamento estratégico e tático do PSD, a curto e a médio prazo, passa pela análise, pela digestão e pela compreensão destes resultados e das tendências que eles podem projetar”, defende que “a necessidade de estudar sistemática e meticulosamente a atual implantação do partido e o próximo ciclo eleitoral interno não deve coibir o PSD, porém, de olhar desde já para os desafios substantivos e de projeto”.

Segundo Paulo Rangel, o PSD deve ter como temas prioritários: o debate da aplicação dos fundos europeus (tanto do PRR como estruturais) “em contraponto à gestão estatista do Governo”, mas, também, “como fez na década de 85-95” (de Cavaco Silva), a “liderança na promoção do ambiente”, a “valorização dos professores”, a defesa dos direitos humanos contra as discriminações de todo o tipo e também ou a rutura com a “fratura artificial” entre funcionários públicos e trabalhadores do setor privado e social.

“E claro, hoje, mais importante do que nunca, o respeito pela independência judicial, pela liberdade de imprensa, pela separação dos poderes e pela capacidade de escrutinar os executivos”, escreve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 set, 2021 Lisboa 10:49
    Podem considerar que Rui Rio ganhou "um balão de oxigénio" e vai ganhar facilmente as eleições no PSD, mas o contrário é mais verdadeiro, senão vejamos: tirando Morais Sarmento, a equipa de Moedas são quadros do Passismo e sabe-se que Moedas não é apoiante fervoroso de Rui Rio. Logo, a vitória de Moedas é da estratégia deste último, e não de Rui Rio. Depois, uma coisa são autárquicas, outra são Legislativas, e aí, o PSD de Rui Rio continua sem um rumo claro, sem ser alternativa, e a não descolar dos 25%, a larga distância do PS. É cedo para dar Rui Rio como o vencedor da noite, e mais cedo ainda para considerar que a sua manutenção à frente do PSD é um dado adquirido.

Destaques V+