Tempo
|
A+ / A-

Costa Pinto. Perda de Lisboa poderá levar a “declínio do PS nas legislativas”

28 set, 2021 - 00:16 • Sérgio Costa

O triunfo de Carlos Moedas na capital foi “inesperado”, considera politólogo.

A+ / A-

O politólogo António Costa Pinto considera que a vitória do PSD em Lisboa poderá indicar “um declínio eleitoral do PS nas próximas legislativas”.

Em declarações à Renascença, Costa Pinto refere que os resultados da noite eleitoral “não alteraram sensivelmente a balança de poder autárquico entre os dois principais partidos”.

O especialista acrescenta que também “não alteraram significativamente a balança do terceiro partido autárquico, que é a CDU, com o seu declínio, apesar de tudo, calmo”.

No entanto, é evidente que “a vitória em Lisboa do PSD – o seu caráter inesperado – explica em grande parte o discurso de Carlos Moedas sobre uma nova etapa que se inicia com estas eleições”.

“De facto, há que reconhecer que a perceção que os portugueses tiveram destes resultados eleitorais não foi o que eu acabei de dizer porque Lisboa marcou a incerteza da noite. E o facto de o PSD ter ganho em Lisboa dá a entender que poderá haver um declínio eleitoral do PS nas próximas legislativas”.

O PS foi o partido com mais Câmaras nas eleições de 2021, mas o PSD recuperou várias autarquias, em especial a da capital, mas também Coimbra, por exemplo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+