Tempo
|
A+ / A-

Parlamento

Ana Rita Bessa renuncia a lugar de deputada do CDS

27 set, 2021 - 23:33 • Paula Caeiro Varela , Susana Madureira Martins

Deputada foi eleita por Lisboa. Nome seguinte na lista é o da médica Isabel Galriça Neto.

A+ / A-

A deputada Ana Rita Bessa renunciou ao lugar de deputada do CDS. Ao que a Renascença sabe, a deputada enviou uma carta ao líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, a dar conta da sua intenção e a apresentar as razões.

A decisão também já foi comunicada ao líder parlamentar, Telmo Correia, que está a tratar da substituição. Ana Rita Bessa foi eleita em 2019 pelo círculo de Lisboa, onde era o segundo nome. A lista era encabeçada pela então líder do partido, Assunção Cristas.

Quando Cristas renunciou ao mandato, o lugar foi ocupado por João Gonçalves Pereira, que, depois, também renunciou, sendo substituído por Pedro Morais Soares.

Com a saída de Ana Rita Bessa, o nome seguinte para entrar no Parlamento é o da médica Isabel Galriça Neto, que liderou a lista da coligação de Carlos Moedas para a Assembleia Municipal de Lisboa.

Galriça Neto, ex-deputada, já foi contactada e está a ponderar se regressa ao Parlamento. O nome seguinte na lista é o do comentador Sebastião Bugalho.

Ana Rita Bessa tem sido das vozes mais intervenientes do CDS, sobretudo desde que o partido ficou reduzido a cinco deputados. Na legislatura passada, a sua intervenção centrou-se sobretudo na área da educação, que é a sua área de mestrado e em que já trabalhava como diretora da LeYa Educação.

Recorde-se que os deputados foram eleitos em listas feitas pela anterior direção do CDS e têm sido vários os conflitos entre o grupo parlamentar e o atual presidente do partido, que não é deputado. Francisco Rodrigues dos Santos tinha sido colocado como número dois da lista pelo distrito do Porto e só pode ocupar o lugar de deputado se a cabeça de lista, Cecília Meireles, renunciar ao lugar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+