Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas 2021

Porto. Rui Moreira muito perto da maioria absoluta, segundo as projeções

26 set, 2021 - 21:06 • André Rodrigues

Movimento do autarca independente deverá eleger entre seis e oito vereadores. Candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro (PS) chegará perto dos 20%, na melhor das hipóteses

A+ / A-

Rui Moreira estará perto da maioria absoluta na Câmara do Porto, mas esse não é, ainda, um dado adquirido. Segundo as projeções televisivas, o atual autarca da Invicta, e candidato independente apoiado pelo CDS e pela Iniciativa Liberal, alcançou uma votação entre os 39% e os 45%, que o coloca, uma vez mais, na iminência de uma maioria absoluta, com seis a oito eleitos.

Há quatro anos , o candidato independente elegeu sete mandatos e foi até aos 44,46%, batendo toda a concorrência e chegando à sua primeira maioria absoluta (44,46% e sete mandatos), deixando para trás o PS que, apesar de ter subido (28,55%) não foi além dos quatro vereadores eleitos.

Segundo estas projeções, os socialistas são, aliás dos que mais perdem em relação à votação de 2017: a candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro conseguiu entre 13,7 e 19,7%, sendo que, na melhor das hipóteses, o PS vai eleger três vereadores.

O PSD, encabeçado por Vladimiro Feliz, é o terceiro partido mais votado, com um intervalo entre os 12,2 e os 18,32% com a perspetiva de eleger dois mandatos e com uma subida percentual que, na melhor das hipóteses, pode ir até aos 8%.

A fechar a ronda de partidos que poderão eleger para o executivo camarário na Invicta, a CDU fecha a noite eleitoral com um intervalo percentual entre 5,3 e 9,3%, elegendo um vereador.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+