Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas 2021

"Não creio que as eleições perturbem o OE 2022", diz Costa

26 set, 2021 - 19:10 • Filipe d'Avillez

O primeiro-ministro quer que o seu partido seja o primeiro a vencer três vezes consecutivas as eleições autárquicas. Vitória é ter maioria das autarquias e dos municípios.

A+ / A-

António Costa quer garantir esta noite a terceira vitória consecutiva numas eleições autárquicas.

Em conversa com jornalistas, junto ao Largo do Rato, em Lisboa, o primeiro-ministro definiu a vitória neste tipo de eleições como a obtenção de uma maioria de câmaras municipais e de juntas de freguesia.

“Um mau resultado para o PS seria deixar de ter a maioria das câmaras e a maioria das freguesias. Se continuarmos a ser o maior partido autárquico, como fomos em 2013 e 2017, já é uma vitória”, diz.

Admitindo que as eleições “podem-se contabilizar de 10 mil formas”, Costa explicou que o PS tem definido sempre este critério “uniforme”.

“Vamos perder câmaras e vamos ganhar câmaras, é assim. Se o PS voltar a ser o partido com maior número de câmaras e de freguesias, acho que será a primeira vez que um partido ganha três vezes seguidas as autárquicas”, sublinhou.

Em relação a Lisboa António Costa garantiu que, aconteça o que acontecer, irá “dar um abraço” a Fernando Medina, acrescentando que os objetivos em relação à capital são de ganhar, sem “obsessão” pelas percentagens.

O líder do PS disse ainda nestas declarações que não teme repercussões para o Orçamento do Estado caso vença as eleições autárquicas, uma vez que o PCP “sempre disse que não mistura as coisas” e para o Bloco de Esquerda, segundo o primeiro-ministro, “as autárquicas são quase irrelevantes”.

Costa justificou ainda a intensidade da sua participação na última semana das autárquicas com o facto de ter sido necessário reagendar várias visitas por causa dos três dias de luto que foram declarados, em plena campanha eleitoral, por causa da morte de Jorge Sampaio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+