Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas

Abstenção e medo. Francisco Rodrigues dos Santos aponta os dois inimigos das eleições

26 set, 2021 - 12:14 • Redação

O líder do CDS espera que os portugueses "participem de forma expressiva" nas eleições autárquicas e "não deleguem a responsabilidade das suas escolhas".

A+ / A-

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS, aponta a abstenção e o medo como principais inimigos destas eleições autárquicas.

"O desejo que formulo é que contrariem os dois principais inimigos do nosso sistema democrático: o primeiro é a abstenção, que participem de forma expressiva e não deleguem a responsabilidade das suas escolhas, e o medo, porque há muita gente que tem medo porque sofreu chantagens e ameaças de escolher livremente as suas opções. O voto é secreto e não deixem de fazer livremente as suas escolhas", disse, em Sintra, depois de votar.

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08h00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.

Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.

Mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) podem votar nestas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    26 set, 2021 ILHAVO 12:41
    Não haverá forma de obrigar este GAROTO IRRESPONSÁVEL a provar as referidas pressões e chantagens com dados objectivos, e não com "bocas"? Haverá Portugueses assim tão cagarolas? Quer o quê? Justificar antecipadamente um provável mau resultado?

Destaques V+