Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas 2021

Gouveia. Há oito freguesias onde já se sabe quem será o presidente da junta

24 set, 2021 - 07:30 • Liliana Carona

Apesar de serem concorrentes únicos ao cargo, os futuros presidentes de junta apelam ao voto dos eleitores, que são cada vez menos. "As nossas freguesias estão muito envelhecidas, perdemos 140 pessoas nestes últimos dez anos", alerta a candidata à junta de São Paio.

A+ / A-

Mesmo que já saiba que vai ser reeleito presidente da junta de Ribamondego, o social-democrata Pedro Monteiro, de 45 anos, apela ao voto, porque na aldeia, com pouco mais de 200 habitantes, ainda falta um café.

“Não há um café. Se não fosse o presidente da junta a comprar uma água, quando há um evento, não havia nada”, revela Pedro Monteiro, que no segundo mandato, irá fazer “renascer o Núcleo Cultural e Desportivo de Ribamondego" e, com ele, um "bar da freguesia”.

Das 16 freguesias de Gouveia, oito apresentam uma única lista a votos. Ainda assim, Pedro Monteiro diz ser fundamental "convidar a população a ir votar, porque os votos são necessários para apoiar o partido que se representa, no meu caso o PSD". “É preciso sentir o apoio dos eleitores, se não desanimamos”, reforça.

Em São Paio, freguesia com cerca de 800 habitantes, a professora Glória Cardoso Lourenço, de 59 anos, do PS, é a líder da única lista que se apresenta a votos. Tem como certo o terceiro mandato, mas mostra-se preocupada.

“Este ano, pela primeira vez, não há lista adversária, preocupa-me. Percebo que em São Paio estamos a perder muitas pessoas, a massa humana não existe, os mais jovens não se interessam pela política. As nossas freguesias estão muito envelhecidas, perdemos 140 pessoas nestes últimos dez anos”, adianta Glória Cardoso Lourenço, concluindo que ainda tem muito para fazer pela freguesia.

“Ainda há muito por fazer. Assumimos, no passado, o compromisso de pôr as contas da junta em dia e agora, como não tenho o peso da responsabilidade orçamental, poderei fazer algo diferente para São Paio”, garante.

Entre os eleitores, as opiniões dividem-se. Manuel Marques, de 68 anos, gostava de ver mais listas em São Paio. “Eu acho muito mal, porque só um partido, não há discussão, você tem a sua ideia e acabou e com ideias é que se fazem as coisas, não é só as de um partido”, lamenta.

Já Nelson Monteiro, de 30 anos, está satisfeito com o cenário de reeleição do atual presidente de junta de Ribamondego. “Para mim não vale a pena haver mais, para mim a lista é só esta”, afirma Nelson Monteiro, 30 anos.

Garantidas estão, também, as vitórias de Virgínia Araújo (PS), em Cativelos; Vítor Quaresma (PSD), em Paços da Serra; Avelino Tente (PSD), em Vila Cortês da Serra; Carlos Pacheco (PS), em Vila Franca da Serra; Elisabete Guerrinha (PSD), na União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra e em Folgosinho, Isabel Teixeira (PSD).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+