Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2022

PCP vai propor creches gratuitas para todos escalões de rendimentos

21 set, 2021 - 14:28 • Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou hoje que o partido vai levar o alargamento da gratuitidade das creches a todos os escalões de rendimentos para as discussões do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou hoje que o partido vai levar o alargamento da gratuitidade das creches a todos os escalões de rendimentos para as discussões do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

O dirigente comunista fez o anúncio durante um encontro com pais sobre creches gratuitas, na Quinta das Conchas, em Lisboa. Interpelado pelos jornalistas no final do encontro Jerónimo de Sousa reforçou a intenção de discutir esta proposta com o Governo.

O membro do Comité Central do PCP referiu que "é incontornável a necessidade" de alargar a rede de creches gratuitas a todos os escalões de rendimentos.

"Creio que a rede pública é um elemento crucial. A questão da gratuidade implica, consequentemente, uma despesa orçamental. A grande questão é saber se queremos uma solução de fundo ou medidas avulsas", sustentou, acrescentando que deveria haver "uma convergência" em relação a esta matéria.

"No próximo Orçamento lá estaremos com esta visão de alargamento, da universalização do direito [à gratuitidade das creches], o que é sempre muito difícil no diálogo, na discussão em concreto", considerou o secretário-geral do PCP.

As negociações são complicadas, explicou, porque o Governo socialista "olha sempre para essa medida pelo lado da despesa", quando é, na opinião de Jerónimo de Sousa, "um investimento" no futuro.

O Governo anunciou esta terça-feira o alargamento da gratuitidade das creche a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.

A medida, válida apenas para estruturas com acordo com a Segurança Social, tem aplicação retroativa ao dia 1 de setembro, explica o Ministério da Segurança Social, em comunicado.

São abrangidas as crianças que frequentam as creches das redes pública e de cooperação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+