Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas 2021

Chega e negacionismo? "Não sei absolutamente nada", garante André Ventura

20 set, 2021 - 18:53 • Lusa

Líder do Chega garante que não é negacionista da Covid-19 e vai chamar ao Parlamento os responsáveis pela segurança interna para saber se existe, de facto, uma tentativa de “incriminar” o partido.

A+ / A-

O presidente do Chega, André Ventura, disse esta segunda-feira, em Santarém, que não é negacionista da Covid-19 e que vai chamar ao parlamento os responsáveis pela segurança interna para saber se existe, de facto, uma tentativa de “incriminar” o partido.

André Ventura respondia aos jornalistas no final do almoço-comício realizado esta segunda-feira em Santarém, no qual o vice-presidente António Tânger Correia afirmou ir revelar “um segredo de Estado”, o de que foi criado um “grupo de trabalho entre as secretas e a Polícia Judiciária para incriminar o Chega” numa alegada ligação aos negacionistas, que têm atacado figuras como o coordenador da ‘task force’ da vacinação contra a Covid-19 e o presidente da Assembleia da República.

“Não sei absolutamente nada”, começou por afirmar André Ventura, assegurando que nem ele nem o partido são negacionistas e que as manifestações que organizam são suas, não patrocinando as de outros.

“Não sei se alguém nos quer incriminar ou não. Se for, é muito grave”, declarou acrescentando que, com a informação dada esta segunda-feira por Tânger Correia, vai “procurar chamar ao parlamento quer a liderança da segurança interna, quer os Ministérios envolvidos, para saber se, de facto, há alguma tentativa do Governo de incriminar o Chega falsamente e de forma forjada ou falsa”.

“Se isto acontecer é gravíssimo, significa que retrocedemos 50 ou 60 ou 70 anos”, disse, acrescentando não querer “acreditar que agências do Estado, responsáveis pelas informações, pela fiscalização, pelo policiamento e pela garantia da segurança, estejam a procurar incriminar o Chega” ou o seu líder.

Questionado, ainda, sobre referências, nos seus discursos, a oposicionistas internos à sua liderança, André Ventura afirmou estar a dirigir-se aos que acham que “a linha do Chega, por ser demasiado assertiva e às vezes demasiado radical, pode colocar em causa acordos com o PSD para o Governo”.

“Sei que há uns que acham que estamos a comprometer a possibilidade de fazer um Governo com o PSD, mas não é isso que me preocupa”, declarou, frisando que essa postura não vai mudar depois das autárquicas e que quem vai por aí terá de o “derrotar em eleições diretas”.

André Ventura disse, no seu discurso, esperar que o Chega seja a terceira força política nas eleições autárquicas do próximo domingo, “primeiro degrau” para ser “uma enorme força nacional” nas legislativas de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+