Tempo
|
A+ / A-

Adeus a Jorge Sampaio

Siza Vieira. “Despeço-me do meu mestre e amigo”, um exemplo de “cortesia”

11 set, 2021 - 12:20 • Redação

O velório de Jorge Sampaio no Picadeiro Real, em Belém, está aberto ao público entre as 12h00 e as 23h00 de hoje.

A+ / A-

O ministro de Estado e da Economia salientou a forma como Jorge Sampaio exerceu funções políticas, destacando a sua "cortesia" e "elegância".

"Despeço-me hoje de Jorge Sampaio chefe de Estado, presidente da Câmara de Lisboa e deputado, mas também de despeço de alguém que foi meu mestre, meu amigo, com quem me habituei a servir a causa pública, procurando seguir sempre o seu exemplo de integridade e cortesia no trato político", declarou Pedro Siza Viera.

O ministro fez uma breve declaração aos jornalistas à saída do velório, no antigo picadeiro real, depois adaptado a Museu dos Coches, junto ao Palácio de Belém, depois de ter cumprimentado a família de Jorge Sampaio.

"Sei que a memória de Jorge Sampaio vai ficar connosco para sempre" acrescentou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, receberam hoje o cortejo fúnebre do antigo chefe de Estado Jorge Sampaio, em Belém, pelas 11h10.

O velório no Picadeiro Real, em Belém, está aberto ao público entre as 12h00 e as 23h00 de hoje.

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu na sexta-feira, aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, Oeiras, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+