Tempo
|
A+ / A-

Ascenso Simões processa líder do CDS que o quer julgar por autoria moral de crimes culturais

29 ago, 2021 - 16:10

O deputado do PS Ascenso Simões vai processar o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, que defendeu o seu julgamento por autoria moral dos crimes contra o património em Portugal, como o do Padrão dos Descobrimentos.

A+ / A-

Ascenso Simões afirmou que vai pedir uma indemnização de cinco mil euros e que, caso ganhe a ação, será entregue à associação dos deficientes das Forças Armadas.

"O debate político sobre o nosso passado deve ser feito com elevação e conhecimento histórico. E não pode ser confundido com modas e com disrupção histórica. Falta a Francisco Rodrigues dos Santos cultura e abertura de espírito para ser presidente de um partido fundador da nossa democracia", afirmou.

No sábado, o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou várias personalidades da esquerda da autoria moral dos crimes contra o património que têm ocorrido em Portugal, apelidando-os de "ignorantes radicais" e pedindo que sejam julgados. .

No discurso da rentrée política, em Mirandela, Trás-os-Montes, o líder centrista disse que é tempo de julgar os "autores morais deste tipo de atitudes, que estão sentados nos seus gabinetes, nos seus partidos políticos".

Depois, Rodrigues dos Santos concretizou e deu três exemplos.

Ascenso Simões, que "tem incitado à destruição do Padrão dos Descobrimentos", Mamadou Ba, "pago com dinheiro público em comissões de combate ao racismo quando é dos maiores racistas que temos no nosso país, que diz inclusivamente, metaforicamente falando, que é tempo de matarmos o homem branco", e Katar Moreira, que "está sentada no parlamento", e "lidera estes movimentos antiPortugal", disse.

Em fevereiro, após a aprovação de um voto de pesar pela morte do tenente-coronel Marcelino da Mata, Ascenso Simões foi um dos três deputados do PS que votaram contra, contrariando o voto maioritário da sua bancada. .

Num artigo publicado no jornal Público, o parlamentar do PS defendeu que "o país esquece rápido o seu passado" e que o Padrão dos Descobrimentos "devia ter sido destruído" -- simbolicamente falando, explicou mais tarde perante a polémica que se instalou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    31 ago, 2021 PORTUGAL 13:24
    Este Senhor (?) se tivesse uma cabeça para pensar, não diria NADA. Ora, como não tem nada, diz o que lhe VEM ao miolo. Como Transmontano que é, devia saber que CALADO, é o melhor que pode fazer, pois não diz ASNEIRAS.
  • Ivo Pestana
    30 ago, 2021 Madeira 11:50
    Uma coisa eu sei, muitos querem extinguir o CDS, mas existe um problema, chamado Chega. Este vai crescer com essa extinção. O Sr Simões tem a filosofia e perceber que antes de agir, temos o pensar.

Destaques V+