Tempo
|
A+ / A-

Incêndios

Vigilância florestal. "Há uma parte do país às escuras, não é aceitável", acusa Duarte Marques

12 ago, 2021 - 22:45 • Redação

Social-democrata Duarte Marques lamenta o clima de disputa entre Proteção Civil e GNR que não se entendem por causa da renovação do contrato de manutenção do sistema de videovigilância das florestas. "Não é aceitável, nem explicável" em plena época de incêndios.

A+ / A-

O PSD insiste que o sistema de televigilância permanece inoperacional porque o contrato de manutenção do sistema caducou.

“Não se trata de uma avaria, trata-se de uma guerra entre a GNR e a Proteção Civil que não se entendem sobre de quem é a responsabilidade de pagar a fatura”, denuncia na Renascença o deputado Duarte Marques.

Em causa estão duas torres de vigilância florestal em Santarém e Castelo Branco, cuja reparação deverá estar concluída até ao final desta semana, segundo o ministério da Administração Interna.

Duarte Marques corrige as contas do Governo e diz que não são só duas câmaras, “são mais”.

“Hoje há vários concelhos no distrito de Santarém que não têm videovigilância para a deteção e muito menos permitem o apoio à decisão operacional. A Proteção Civil usa estas Câmaras para poder tomar decisões sobre o combate aos fogos. E a GNR usa os mesmos meios para detetar fogos. Há uma parte do país do país que está às escuras e isso não é aceitável nem explicável” em plena época de fogos florestais e numa altura em que se avizinham dias quentes com risco muito elevado de incêndio.

Questionado, também, sobre os incidentes com os drones da Força Aérea para a deteção de incêndios, Duarte Marques acusa o Governo de “propaganda”, porque, “ao contrário do que foi prometido por vários ministros em várias ações no ano passado, esses drones não estão operacionais”.

Uns, porque “não estavam com formação suficiente para serem usados”, outros porque “não estavam tecnicamente capazes”.

“Na verdade, parece que houve uma corrida aos drones. Mas no terreno não parece que tenham sido assim tão úteis”, diz o deputado para quem “seria melhor ter havido mais investimento em viaturas de bombeiros, equipamentos e ferramentas de apoio à tomada de decisão”.

Cuidado com o fogo

Numa altura em que o país se prepara para enfrentar um fim de semana com temperaturas muito elevadas e risco de incêndio, sobretudo nas regiões do Interior, Duarte Marques sublinha o único ponto em que PSD e Governo estão de acordo.

Aos avisos de António Costa de que os próximos dias "vão ser difíceis" em matéria de prevenção e combate aos fogos, o social-democrata Duarte Marques assina por baixo da preocupação do chefe do Executivo que apela ao comportamento cívico do conjunto da sociedade.

E lembra que "a maior parte dos incêndios ocorre por descuido das pessoas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+