Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CDS quer saber quais os critérios para vacinação a partir dos 12 anos

03 ago, 2021 - 10:55 • Paula Caeiro Varela , Olímpia Mairos

Centristas pedem também à DGS que atualize a norma sobre a duração do isolamento preventivo de pessoas já vacinadas contra a Covid-19.

A+ / A-

Numa altura em que pais e médicos acusam o Governo e as autoridades de saúde de falta de clareza, a vice-presidente da bancada parlamentar centrista pede que seja publicada com urgência a norma da DGS para clarificar de vez as dúvidas que surgiram nos últimos dias.

“O que nos parece é que nesta fase, o que era mesmo, mesmo importante, era que a DGS publicasse a norma que é, no fundo, aquilo que orienta a prática para este processo de vacinação nestas crianças e que está previsto, segundo sabemos, nos planos da 'task force' para datas próximas”, diz à Renascença Ana Rita Bessa.

A deputada insiste que é importante saber “coisas tão básicas, mas tão necessárias” como, por exemplo, que “comorbidades é que levam a que a vacinação a essas crianças seja prioritária” e “quais são os médicos que podem dar essa indicação médica para vacinação”.

“São só os pediatras? São também os médicos de família? Porque isto não é nada irrelevante, tendo em conta que sabemos que há bastantes dificuldades no acesso a consultas nos cuidados de saúde primários e, portanto, pode criar aqui uma disparidade inicial que é tudo aquilo que não se deseja”, acrescenta a deputada centrista.

Ana Rita Bessa pede ainda à DGS que atualize a norma sobre a duração do isolamento preventivo de pessoas já vacinadas contra a Covid-19.

Os jovens com 16 e 17 anos já podem agendar a sua vacina Covid. O autoagendamento pode ser feito na página habitual da Direção-Geral da Saúde. As vagas disponíveis são para 14 e 15 de agosto, esclarece uma nota da “task force”.

Segundo a “task force”, a vacinação dos jovens dos 14 e 15 anos está prevista para o fim de semana de 21 e 22 de agosto; e a dos 12 aos 13 anos para o último fim de semana do mês, dias 28 e 29.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+