Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Presidente da República aponta desgaste da classe política e pede capacidade de renovação

29 jul, 2021 - 01:27 • Lusa

Marcelo lembra que "é bom ter uma área de poder forte" e "uma área de oposição que se afirme como alternativa" para evitar "os vazios" que propiciam "movimentos inorgânicos".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República considerou na quarta-feira à noite que os atores políticos foram desgastados pela pandemia de Covid-19 e que tem de haver capacidade de renovação no sistema político.

Marcelo Rebelo de Sousa fez esta apreciação sobre a situação política numa edição especial do programa "Circulatura do Quadrado", na TVI24 em que se escusou a falar em público sobre a necessidade ou não de haver uma remodelação do Governo minoritário do PS chefiado por António Costa.

Nesta edição transmitida em direto a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, em que participou como convidado, o chefe de Estado elegeu a pobreza como "a realidade mais preocupante em termos de médio prazo" e apontou a necessidade de "investimento acrescido" nos cuidados de saúde primários.

"É fundamental toda a estrutura da saúde e de Segurança Social. Também é preciso repensar a Segurança Social e a capacidade de resposta – e as instituições já reconheceram isso – porque o modelo, aprendeu-se, terá de ser outro, nalguns aspetos do funcionamento", disse, sem entrar em detalhes.

O Presidente da República defendeu que a atual crise social só se resolve se Portugal crescer "muito mais" do que tem crescido e com isso adquirir "capacidade competitiva em termos de recursos humanos com outras economias e sociedades".

"Isto implica, no sistema político, de facto, uma capacidade de renovação dos atores políticos e dos parceiros económicos e sociais para desafios mais fortes", sustentou, referindo que "os parceiros e os protagonistas também foram desgastados pela pandemia".

Questionado se sente que o Governo está cansado, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que não lhe compete "fazer essa análise política", embora a possa "fazer para si" e "utilizá-la e pensar nela quando ouve os partidos políticos" – como aconteceu nesta semana, entre segunda e quarta-feira.

O Presidente da República reiterou que "é bom ter uma área de poder forte" e ao mesmo tempo "é importante ter uma área de oposição que se afirme como alternativa e que vá também permanentemente ganhando força e capacidade de entrada no espírito dos portugueses", também para evitar "os vazios" que propiciam "movimentos inorgânicos", e concluiu que essa tarefa "cabe aos protagonistas".

"É fácil dizer, é difícil fazer, porque uma pandemia é esgotante", observou.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou os efeitos da pandemia de Covid-19 nas pessoas em geral, declarando que deixou "muitas delas exaustas" e que representou "o reformular dos projetos pessoais, mas também dos projetos institucionais".

Interrogado se no seu entender o executivo precisa de ser remodelado, retorquiu: "Aí está uma coisa que o Presidente nunca deve assumir com clareza, nem com clareza nem sem clareza. Pode assumi-lo, se for caso disso, na conversa com o primeiro-ministro. Não deve em público".

"Como imagina, em conversa com o primeiro-ministro – e a conversa é uma vez por semana longuíssima e praticamente todos os dias de diversa duração – vai-se examinando os problemas que se colocam. Mas quem tem de tomar a iniciava é o primeiro-ministro, que melhor do que ninguém poderá julgar", prosseguiu.

"O primeiro-ministro sabe muito melhor aquilo que se passa ou não se passa em termos de Governo, e, portanto, deve ser ele o juiz nesse domínio", reforçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rute Antonio
    29 jul, 2021 Corvo 19:55
    O Sr. Presidente da Republica, tem sido ao longo do tempo, o maior aliado do governo do PS e deste estado de coisas.... Nem a miséria, a falta de futuro, a divida, a falta de população, a corrupção, o têm levado a ser neutro e não dinamitar continuamente a alternativa que o PSD está a tentar fazer. Fazer oposição ao Governo, Extrema esquerda, Presidente da Republica e toda a comunicação social...não tem sido facil As alternativas/pluralidade de ideias, nem sequer são divulgadas, em virtude do controle total da comunicação social, pelos aparelhos do PS, PCP e Bloco de Esquerda.... Triste futuro para um pais com 9 séculos...Triste serviço que o presidente da republica está a prestar ao país... devia-lhe pesar na consciência...se a tiver...

Destaques V+