Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas

Líder do CDS-PP defende que deve ser julgado pelo resultado nas autárquicas

27 jul, 2021 - 21:33 • Lusa

Francisco Rodrigues dos Santos tem estado a acompanhar candidatos no terreno e reuniu esta terça-feira com o Presidente da República

A+ / A-

O presidente do CDS-PP afirmou esta terça-feira que quer dar espaço a "novos rostos" neste partido e, em resposta aos que criticam a sua liderança, defendeu que deve ser julgado pelo resultado nas eleições autárquicas.

"Eu creio que é por aí que se mede a força dos partidos: não é nem em sondagens, nem em publicações de jornais, nem em entrevistas na televisão, é medindo voto a voto nas urnas o peso de cada partido", declarou Francisco Rodrigues dos Santos aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O presidente do CDS-PP falava após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que iniciou na segunda-feira uma ronda de audiências aos partidos com representação parlamentar.

"Estamos a trabalhar para que nas próximas eleições autárquicas o CDS tenha mais autarcas eleitos do que teve em 2017, e creio que essa é a melhor resposta que eu posso dar a todos aqueles que acham que o CDS não está a atingir os objetivos a que se devia propor", considerou.

Francisco Rodrigues dos Santos tinha sido questionado sobre a entrevista que a sua antecessora na liderança do CDS-PP, Assunção Cristas, deu na semana passada à RTP3, em que se manifestou triste por "ver o CDS nas notícias sempre pelas más razões e a não ser ouvido nas suas propostas, nas suas alternativas e naquilo que tem para dizer ao país".

"Eu respeito a opinião da professora Assunção Cristas na qualidade de ex-presidente do partido. Quem tem apreciado a minha atitude enquanto líder do CDS percebe claramente qual é que é o meu foco. Eu tenho procurado falar para o país, apresentando os protagonistas do CDS, as nossas soluções, e procurar diferenciar-nos do centro e de uma direita na qual o CDS classicamente nunca se reviu", começou por responder.

O ex-presidente da Juventude Centrista referiu que tem estado "no terreno", sem gozar férias, "junto de todos candidatos autárquicos do CDS em listas próprias ou de coligação, para os apoiar", e que tem apelado "à união de todos" no partido.

"Eu creio que a liderança só tem uma maneira de influenciar os outros, que é através do seu exemplo. E eu procuro através da minha liderança no CDS mostrar a todos os militantes e simpatizantes que o único caminho que temos pela frente é arregaçar as mangas e trabalhar para dar ao CDS um grande resultado nas próximas eleições autárquicas", acrescentou.

Segundo Rodrigues dos Santos, os democratas-cristãos têm de "continuar a afirmar a sua alternativa política" e isso faz-se "também renovando os seus protagonistas políticos, dando espaço a uma nova vaga de portugueses que estão no CDS agora a emergir e que querem ser os novos rostos de uma política que se move pelos valores de uma direita certa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+