Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Libertação total? É preciso evitar "dúvidas sobre a batalha", avisa Marcelo

21 jul, 2021 - 22:47 • Lusa

Questionado sobre a expectativa do primeiro-ministro de uma libertação total da sociedade, graças à imunidade de grupo no fim do verão, o Presidente da República prefere ser prudente e fala de "visão realista voluntarista" de António Costa.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República defende que é preciso evitar "dúvidas sobre a batalha" contra a Covid-19 para se conseguir mobilizar os portugueses para o processo de vacinação, e qualificou a sua posição de "realista voluntarista".

À saída de uma conferência no Centro de Congressos de Lisboa, esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar a expectativa do primeiro-ministro, António Costa, de uma "libertação total da sociedade" no final do verão com a "imunidade de grupo", em resultado da aceleração da vacinação.

Questionado se António Costa está a ir ao encontro da visão do Presidente da República nesta matéria, o chefe de Estado respondeu: "Tem de perguntar ao senhor primeiro-ministro. A minha visão é o que é e, portanto, mantém-se o que é. Dirão alguns que é uma visão muito otimista. Não, é uma visão realista voluntarista".

Marcelo Rebelo de Sousa insistiu que os atuais números de casos de infeção, de internamentos e de mortes associadas à Covid-19 não são comparáveis aos que motivaram o recurso ao estado de emergência e afirmou que a sua posição contra um regresso a confinamentos generalizados "não é por causa só da economia".

"É evidente que para a economia é muito importante. É para a saúde mental dos portugueses, é para a abertura da sociedade, e é porque é justo. Quer dizer, o esforço que se está a fazer na vacinação exige uma mobilização", acrescentou.

O Presidente da República argumentou que "ninguém é mobilizado para uma guerra dizendo: estamos nesta batalha, mas olhem que isto vai correr mal, há dúvidas sobre a batalha, não sei se não vamos recuar amanhã ou depois de amanhã".

"Ninguém combate assim. Só se combate sabendo que é preciso acreditar naquilo por que se está a combater", defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+