Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Festejos do Sporting: PS e PCP travam ida de Cabrita ao Parlamento

20 jul, 2021 - 13:04 • Paula Caeiro Varela

PSD queria audição urgente do ministro da Administração Interna por causa do relatório, mas a abstenção dos comunistas livrou Eduardo Cabrita de ter de voltar ao tema perante a Assembleia da República.

A+ / A-

A abstenção do PCP, aliado ao voto contra do PS, travou o requerimento dos social-democratas para que o ministro Eduardo Cabrita fosse ouvido, com carácter de urgência, sobre o relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) aos incidentes durante os festejos do título do Sporting.

O PSD acusou, na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de ter "treslido" esse relatório, desresponsabilizando-se e dizendo que o modelo definido para a celebração do título de campeão nacional de futebol foi decidido apenas entre o Sporting Clube de Portugal e a Câmara de Lisboa.

Eduardo Cabrita acusou ainda o clube de Alvalade de não responder aos pedidos de esclarecimento da IGAI, declarações que o Sporting já desmentiu.

Lembrando que o mesmo relatório demonstra que foi o ministro Eduardo Cabrita quem validou, por despacho, os moldes em que seriam realizados os festejos, os social-democratas queriam ver esclarecidas as contradições e os factos na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, mas esbarraram no voto do PCP que veio em socorro do PS, abstendo-se.

A restante oposição com assento na primeira comissão votou a favor do requerimento do PSD: CDS, Bloco de Esquerda e PAN.

As duas deputadas não inscritas não estavam presentes.

Sete momentos polémicos de Eduardo Cabrita, o MAI dos "casos"
Sete momentos polémicos de Eduardo Cabrita, o MAI dos "casos"

O relatório da IGAI foi divulgado na sexta-feira e o ministro Eduardo Cabrita responsabilizou o Sporting e a autarquia pelos festejos, afirmando que as recomendações da PSP não foram acatadas.

O governante afirmou que o Sporting não colaborou com a IGAI na investigação à festa do título e elogiou a atuação da PSP, num quadro difícil, embora estejam a decorrer processos autónomos relativos a ferimentos provocados pela intervenção policial junto de adeptos.

Eduardo Cabrita descartou responsabilidades por parte do seu ministério e anuncia que o Governo vai mudar a lei que regula o direito à manifestação, datada de 1974.

O ministro confirmou que o despacho da diretora-geral da IGAI não encontra motivos para punir disciplinarmente a Polícia de Segurança Pública.

Na resposta a estas acusações, o Sporting considera que as declarações do ministro da Administração Interna sobre a festa do título são “de extrema gravidade”.

Em comunicado, os leões lamentam "o profundo desconhecimento que o ministro revela dos factos sucedidos que resultaram na transmissão à esfera pública de informações que, em nada, correspondem ao realmente sucedido".

O campeão nacional explica que tudo foi feito de acordo com o que foi planeado por todas as partes e garante que prestou todos os esclarecimentos aos Inspetores da IGAI.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Álvaro Costa
    20 jul, 2021 Sines 19:01
    Mais uma vez a moleta PC a fazer o frete ao PS, a esquerda tem alergia a verdade,gosta de esconder o que de facto aconteceu,e está esquerda que nos governa.
  • Americo
    20 jul, 2021 Leiria 13:12
    Boa tarde. Acho interessante este apoio do PCP ao "defunto" ministro Cabrita. Porque será ?

Destaques V+