Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento volta a falhar eleição do Conselho de Fiscalização das "secretas"

02 jul, 2021 - 13:56 • Paula Caeiro Varela

PS e PSD não conseguiram garantir a eleição dos nomes que tinham indicado.

A+ / A-

O Parlamento voltou a falhar a eleição de dois membros para o Conselho de Fiscalização do sistema de informações da República.

Os nomes indicados pelo PS e pelo PSD eram os dos deputados Susana Amador (Partido Socialista) e Joaquim da Ponte (Partido Social Democrata), que conseguiram 138 votos favoráveis de um total de 216 votantes, não alcançando os dois terços necessários.

Segundo os resultados, a que a Renascença teve acesso, houve ainda 68 votos brancos e 10 votos nulos.

Esta era uma das eleições para órgãos externos do Parlamento pendentes deste março, quando tinham também falhado os dois terços necessário. Voltar a falhar esta eleição para o conselho de fiscalização das secretas é também um sinal de dificuldade de entendimento entre PS e PSD que se reflete igualmente na dificuldade em eleger juízes para o Tribunal Constitucional.

A Assembleia da República aprovou a eleição de outros nomes para diferentes órgãos externos. A socialista Lara Martinho foi eleita para o Conselho Superior de Defesa nacional com 146 votos a favor, 66 brancos e quatro nulos do mesmo total de 216.

Para o Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal foram eleitos três deputados: Isabel Oneto, do PS, Luciano Gomes, do PSD, e Isabel Rodrigues, do PS. O resultado foi de 146 votos a favor, 60 brancos e 10 votos nulos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+