Tempo
|
A+ / A-

Código de conduta

Membros do Governo não podem aceitar convites privados para assistir a eventos

16 jun, 2021 - 09:42 • João Cunha

É a resposta do Ministério da Presidência do Conselho de Ministros, depois das dúvidas levantadas pela Associação Transparência e Integridade.

A+ / A-

O Governo garante que os membros do Executivo continuam impedidos de aceitar convites de pessoas singulares e coletivas privadas para assistência a eventos, que possam condicionar a imparcialidade do exercício de funções.

É a resposta do Ministério da Presidência do Conselho de Ministros, depois das dúvidas levantadas pela Associação Transparência e Integridade.

"No que diz respeito à aceitação de convites ou benefícios similares, determina-se que os membros do Governo se abstêm de aceitar, a qualquer título, convites de pessoas singulares e coletivas privadas, nacionais ou estrangeiras, e de pessoas coletivas públicas estrangeiras, para assistência a eventos sociais, institucionais ou culturais, ou outros benefícios similares, que possam condicionar a imparcialidade e a integridade do exercício das suas funções", pode ler-se no diploma aprovado.

Em causa alterações ao código de conduta do executivo, que poderiam permitir aos governantes aceitar convites para eventos oficiais, incluindo jogos de futebol. O Governo esclarece, contudo, que só podem ser aceites convites de entidades públicas.

"Por outro lado, entende-se que existe um condicionamento da imparcialidade e da integridade do exercício de funções quando haja aceitação de convites ou outros benefícios similares com valor estimado superior a 150 euros, sendo que as exceções expressamente consagradas no n.º 4 do artigo 10.º devem observar esse mesmo limite".

O código de conduta foi elaborado após a polémica das viagens de governantes para jogos do Euro 2016, que esteve na origem da demissão de três secretários de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+