Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

25 de abril

Costa diz que vai ignorar insinuações "insultuosas" de Rui Rio sobre Pedro Adão e Silva

08 jun, 2021 - 20:23 • Lusa

O líder do PSD diz que a escolha de Pedro Adão e Silva para liderar a comissão executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril é uma "compensação" do PS pelos comentários feitos nos media. António Costa diz que vai ignorar as insinuações, "por respeito ao líder da oposição".

A+ / A-

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira insultuosas as acusações proferidas pelo presidente do PSD sobre a escolha do professor universitário Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter, Rui Rio escreveu que a escolha de Pedro Adão e Silva para liderar a comissão executiva das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril é uma "compensação" do PS pelos comentários feitos nos media.

"O PS tem os seus `comentadores independentes´ espalhados pelos diversos canais para vender a propaganda socialista e tentar destruir os adversários ... mas esse trabalhinho tem um preço. Chegou a vez de Pedro Adão e Silva receber a compensação. Pagamos nós; com os nossos impostos", criticou Rui Rio.

Confrontado pela agência Lusa com esta posição do líder social-democrata, António Costa respondeu: "É uma declaração tão insultuosa que, por uma questão de respeito com o líder da oposição, me exige que a ignore".

Pedro Adão e Silva foi membro do Secretariado Nacional do PS entre 2002 e 2004, sob a liderança de Ferro Rodrigues, e abandonou logo depois a vida partidária.

Em 27 de maio, o Conselho de Ministros aprovou a criação de uma estrutura de missão para organizar as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que se assinala em 2024, nomeando Pedro Adão e Silva como comissário executivo.

Pedro Adão Silva é professor auxiliar do departamento de ciência política e políticas públicas no ISCTE, diretor do Doutoramento em Políticas Públicas da mesma instituição e comentador em vários órgãos de comunicação social, como a TSF, RTP ou o Expresso.

A par da estrutura de missão vai funcionar, junto da Presidência da República, uma Comissão Nacional, presidida pelo antigo Presidente da República Ramalho Eanes, que terá a responsabilidade de "aprovar o programa oficial das comemorações e os relatórios de atividades".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    08 jun, 2021 PORTUGAL 21:44
    Às 18.10 noutro espaço RR relacionado com esta nomeação disse o que está lá escrito. São 21.58 e estou aqui de novo. Não JANTEI. Não consegui jantar, muito embora, a " janta "fosse do meu agrado. E porquê? Já repararam que depois de tudo que foi ARGUMENTADO acerca do Governo de Passos Coelho por parte deste e dos OUTROS Partidos PCP e BE vimos um Governo que está FALIDO vir dizer que não aceita lições de moral de ninguém. Pois é Senhor Primeiro Ministro, o Senhor pode ser o melhor entre todos os Políticos da nossa praça, mas é o PIOR de todos os tempos. Como pode o Senhor considerar INSULTUOSAS certas opiniões contrárias às suas se as nomeações que o Senhor tem efetuado são FAVORES a AMIGOS e COMPADRES. Nunca nestes anos de democracia houve tamanha AFRONTA aos PRINCÍPIOS e VALORES da Revolução de Abril. Não bastava a ligação FAMILIAR existente no SEU Governo? Ainda ontem ouvi numa Televisão dizerem que o Senhor tem ONZE MOTORISTAS. Ao nomear um COMISSÁRIO com este intervalo de tempo o Senhor não está só a fazer UMA AFRONTA, mas muitas outras. Motorista, Secretaria(o) pessoal, Tecnicos Especialistas ( em que ), Adjuntos, TECNICOS SUPERIORES, Pessoal Administrativo e Outros. Quantos no TOTAL são afectados para esta nomeação. São mais UNS AMIGOS e FAMILIARES, não são Senhor Primeiro Ministro. Mas fico também chocado com os Partidos defensores do POVO, pois devem concordar com a BOMBADA. Diga aos MILITARES e Familiares DAQUELA NOITE quanto vai gastar no TODO por UM DIA.

Destaques V+