Tempo
|
A+ / A-

Congresso do Chega

Ventura quer chegar aos “10%-15%” nas legislativas e tornar-se “indispensável”

29 mai, 2021 - 12:00 • Susana Madureira Martins

Líder do Chega divulgou a moção estratégica que vai sujeitar a votos no congresso de Coimbra e, no imediato, estabelece como meta “alcançar o terceiro lugar” nas eleições autárquicas deste ano.

A+ / A-

No discurso de arranque do congresso do Chega, na sexta-feira, André Ventura já tinha avisado que não estava “com meias tintas” e, na moção que finalmente tornou pública, já depois dos trabalhos de sábado terem começado, o líder do Chega estabelece por escrito a meta para as legislativas e diz que quer desde já “consolidar e preparar o partido para alcançar 10% – 15% dos votos nas próximas eleições legislativas”.

Na moção que vai sujeitar aos votos dos congressistas, Ventura diz que quer o tornar o partido “indispensável à formação e viabilização de qualquer Governo” e não quer “abdicar da participação ministerial num governo eventualmente liderado pelo PSD” – ou seja, não há meio termo, com o líder do Chega a concluir que “uma solução de mero apoio parlamentar será para o partido ainda mais nociva do que a situação atual”.

Aos militantes, Ventura pede de novo que deixem “claro que apenas uma negociação clara, efetiva e transparente, com possibilidade e autonomia para a concretização de algumas das nossas grandes bandeiras, levará à viabilização parlamentar de um Governo de direita”.

A não ser assim, o líder do Chega garante que a atitude do partido "não deverá ser diferente" da que tem "atualmente com o Governo socialista, pois nenhumas garantias teremos de que uma governação social-democrata (mesmo com centristas e liberais) será substancialmente diferente daquela que atualmente é conduzida pelo primeiro-ministro António Costa".

Tal como já vem defendendo, Ventura deixa escrito na moção que há áreas fundamentais para o partido: justiça, sistema fiscal, Segurança Social, administração interna, emprego e defesa nacional.

É o caderno de encargos deixado internamente e para que o PSD de Rui Rio saiba com o que tem mesmo de contar.

À terceira convenção, Ventura diz que "chegou o momento de tomar decisões fundamentais", cabendo ao "congresso decidir se e em que termos quer fazer parte de um Governo de Portugal", com o líder a colocar-se uma vez mais nas mãos dos militantes e dos conselheiros nacionais.

E, tal como já tinha feito na abertura do congresso de Coimbra na sexta-feira, Ventura quer deixar claro que é preciso o partido afastar-se dos "apelos de moderação ou de menor intensidade de ação, quer devido aos clamores dos restantes partidos de direita, quer devido a um eventual receio de ilegalização". A estratégia é "não mudar de rumo".

Na moção, Ventura estabelece ainda como objetivo imediato "alcançar o terceiro lugar em termos de número de votos nacionais nas eleições autárquicas deste ano" e internamente avisa que é preciso manter "a firme aplicação de regras de ética e disciplina se mantenha, mesmo com as conhecidas dificuldades de aplicação".

O partido cresceu, diz sempre Ventura apoiando-se nas sondagens que dão o Chega como quarta ou mesmo terceira força política, sendo "fundamental não voltar ao tempo em que as redes sociais serviam quase exclusivamente para lavar roupa suja e perturbar o crescimento externo do partido e a sua boa imagem". Uma espécie de lei da rolha face ao clima cíclico de hostilidade que se vive em muitas distritais do partido e que serve para que o partido não se desconcentre do essencial.

Ventura assume que o partido "está numa enorme encruzilhada histórica" e que "está debaixo de tremenda ameaça institucional que poderá colocar em causa, efetivamente, a sua sobrevivência", garantindo que não aceitará "uma decisão judicial de ilegalização do partido", pedindo que o congresso defina "os termos e os modos de luta e resistência, caso o sistema remeta o partido para a ilegalidade e para a clandestinidade".

Resumindo, o primeiro objetivo de Ventura está traçado à terceira convenção/congresso que o partido realiza: integrar o Governo que sair das próximas legislativas.

O segundo objetivo é interno: sobreviver à dores de crescimento e garantir que o partido não se perde "em jogos de bastidores", nem a subalternização "aos interesses obscuros do sistema e dos seus tentáculos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    29 mai, 2021 Lisboa 13:54
    Este senhor é tão "indispensável" quanto o Covid.
  • Anónimo
    29 mai, 2021 Lisboa 13:44
    E eu quero um milhão de euros. Porque é que este senhor não falou no que os estrangeiros ingleses andam a fazer no Porto? Chega de Ventura! Chega de hooligans ingleses! Chega de escumalha!

Destaques V+