Tempo
|
A+ / A-

Autárquicas

Candidato da IL a Lisboa quer cidade mais inteligente e agenda liberal

23 mai, 2021 - 18:06 • Lusa

A IL apresenta este ano pela primeira vez uma candidatura à Câmara de Lisboa, acreditando que irá alcançar resultados que darão "muita esperança a uma agenda liberal na cidade".

A+ / A-

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, Bruno Horta Soares, disse hoje ambicionar uma cidade mais inteligente e querer aproveitar o potencial de uma agenda liberal a nível local.

"A minha visão para a cidade é uma cidade mais inteligente, o que está sobretudo relacionado não com os resultados, mas com criar uma máquina que verdadeiramente consiga trazer uma agenda liberal, para tirar todo o potencial a partir daí", disse aos jornalistas, no final da apresentação oficial da candidatura às eleições autárquicas deste ano, que decorreu no Jardim do Campo Grande, sob o mote "Está na hora de libertar Lisboa".

O candidato esclareceu que o programa eleitoral está a ser elaborado há cerca de três meses, com projetos e ideias para a cidade que vão desde a habitação aos transportes, mas será aberto, em junho, à participação dos interessados que queiram contribuir com comentários.

Quanto a uma coligação com a candidatura de Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), Bruno Horta Soares disse que o objetivo da IL é fazer parte do executivo municipal.

"Não existe maioria numa eleição autárquica. Existem votos e cada um é útil para eleger os membros do executivo e nós acreditamos que vamos eleger, provavelmente, até mais do que um [vereador]", referiu o candidato.

Para a corrida à presidência da autarquia lisboeta, atualmente presidida por Fernando Medina (PS), foram até agora anunciadas as candidaturas de Carlos Moedas (coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança), João Ferreira (CDU), Beatriz Gomes Dias (BE), Bruno Horta Soares (IL), Nuno Graciano (Chega) e Tiago Matos Gomes (Volt Portugal).

O executivo é atualmente composto por oito eleitos pelo PS (no qual se incluem os Cidadãos por Lisboa), um do BE (que tem um acordo de governação do concelho com os socialistas), quatro do CDS-PP, dois do PSD e dois do PCP.

A IL apresenta este ano pela primeira vez uma candidatura à Câmara de Lisboa, acreditando que irá alcançar resultados que darão "muita esperança a uma agenda liberal na cidade".

A sessão de apresentação contou com a presença do presidente e deputado único do partido, João Cotrim de Figueiredo, e dos restantes candidatos à autarquia: Ana Pedrosa-Augusto, Miguel Ferreira da Silva, Rodrigo de Mello Gonçalves e Angélique da Teresa.

Bruno Horta Soares apontou várias críticas ao atual presidente, Fernando Medina.

"Em 10 anos, Lisboa perdeu quase 10% da população residente. Continua uma cidade envelhecida e os jovens qualificados continuam a emigrar para Madrid, Dublin, Londres ou Amesterdão, onde as oportunidades profissionais permitem verdadeiramente mudar de vida", apontou.

Assim, algumas das propostas do candidato liberal passam por "reduzir todos os impostos, taxas e taxinhas" e aumentar a devolução do IRS aos munícipes para 5%.

De acordo com a biografia disponibilizada aos jornalistas, Bruno Horta Soares, com 41 anos, membro do Conselho Nacional da Iniciativa Liberal, é consultor e professor universitário nas áreas de Transformação Digital, Governança, Gestão, Risco e Cibersegurança, tendo iniciado a sua carreira na Deloitte Consulting e passado pela KPMG. .

As eleições autárquicas deste ano não têm ainda data marcada, mas, de acordo com a lei, terão de decorrer entre setembro e outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+