Tempo
|
A+ / A-

Rui Moreira espera que o Porto não regrida e não volte a ser uma cidade macambúzia

19 mai, 2021 - 22:52 • Lusa

Rui Moreira, que ainda não revelou se tenciona recandidatar-se ao cargo, considerou que o Porto tem de ser "capaz de continuar com o desafio de querer coisas novas".

A+ / A-

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse esta quarta-feira que a cidade está "profundamente diferente" e espera que, nos próximos anos, "não regrida e não volte a ser uma cidade macambúzia" como foi. .

"O que quer que aconteça nos próximos anos, eu espero que a cidade não regrida e não volte a ser uma cidade macambúzia, uma cidade em que vivíamos quase acantonados", afirmou o independente Rui Moreira, no debate "Uma visão para o futuro do Porto", organizado pela Vida Imobiliária e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII).

O facto da cidade ser hoje uma "cidade profundamente diferente" não é mérito seu, mas sim "mérito de todos", sublinhou. .

Rui Moreira, que ainda não revelou se tenciona recandidatar-se ao cargo, considerou que o Porto tem de ser "capaz de continuar com o desafio de querer coisas novas", dando como exemplo o facto de ter sido o palco da cimeira social, o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, entre 07 e 08 de maio. .

"O Porto hoje já não é aquele tesouro escondido que diziam que era, o último mistério da Europa. Não quero que o Porto seja um segredo, quero que as pessoas venham cá, façam negócios e se instalem cá", vincou. .

O autarca sublinhou que a cidade conseguiu criar um "ciclo virtuoso entre o que são as políticas públicas e privadas", acrescentando que a câmara foi mais vezes regulador do que, propriamente, investidor. .

Dizendo que não se pode olhar para a cidade com uma "visão ideológica fechada", Moreira comentou que a "esquerda diaboliza o investimento privado e há uma certa direita que diaboliza o investimento público". .

"Só é possível uma cidade crescer se conseguir balançar entre estas duas componentes, a privada e a pública", entendeu. .

Apontando a sustentabilidade e transportes como vertentes essenciais para o futuro do Porto, Moreira assumiu que um dos problemas que o Porto tem de resolver é a questão da habitação.

"O Porto não precisa de ter mais habitação social, o que precisa é de não ter 13% que precise de habitação social e, isso, faz-se através de criação de riqueza e atração de investimento", considerou. .

Já na questão da mobilidade, o presidente de câmara referiu que há um conjunto de investimentos, nomeadamente construção de novas linhas de metro, que vão mudar "completamente" o paradigma da cidade e resolver a excessiva dependência que ela tem do transporte individual. .

Em matéria de sustentabilidade, o autarca recordou que este eixo é hoje "muito importante" porque há hoje investidores a escolher as cidades com base nas condições oferecidas neste setor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+