Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ventura "completamente" disponível para esclarecer Tribunal de Braga sobre jantar

04 mai, 2021 - 20:27 • Lusa

O líder do Chega está a ser investigado por causa de um jantar-comício que alegadamente violou as regras da pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Chega, André Ventura, disse esta terça-feira estar "completamente" disponível para prestar esclarecimentos ao Tribunal de Braga, que pediu o levantamento da sua imunidade parlamentar, e ironizou sobre a rapidez da justiça.

"Não obstarei ao levantamento da imunidade parlamentar" e "irei a tribunal quando assim for", afirmou André Ventura, frisando, quando questionado pelos jornalistas sobre se está disponível para prestar esclarecimentos ao Tribunal de Braga: "Completamente".

"Nunca me escudarei atrás da imunidade parlamentar. Acho que a imunidade existe para proteger declarações feitas enquanto político no parlamento", considerou, em Odemira, no distrito de Beja, onde se deslocou para uma conversa rápida com donos de casas no complexo turístico Zmar, no exterior do empreendimento.

Segundo Ventura, "nem as declarações feitas na SIC", sobre o Bairro da Jamaica, "nem o jantar comício [em Braga] foram feitas" no âmbito parlamentar.

"Aquilo que eu exijo para os outros, tem que ser aquilo que eu exijo para mim próprio", afiançou, argumentando que, por isso, vai estar presente no julgamento sobre o "caso do Bairro da Jamaica", em Lisboa, no dia 10 de maio, e também irá "ao Tribunal de Braga" para "dar os esclarecimentos que o Ministério Público entender".

Segundo o jornal Público, o tribunal pediu o levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura pelo crime de desobediência, por ter organizado um jantar com "excesso de lotação em Braga".

Em resposta aos jornalistas, o deputado único do partido Chega manifestou "estranheza" por o tribunal ter decido pedir o levantamento da sua imunidade parlamentar sem "nunca" o "ter ouvido" a propósito do jantar.

"Achei estranho nunca ter sido contactado para o efeito e simplesmente a Assembleia [da República] receber um pedido de levantamento de imunidade, com o objetivo de me constituir arguido", frisou, referindo que o tribunal nem sequer procurou saber "como é que foram os procedimentos que levaram àquele comício". .

Ao mesmo tempo, em tom irónico, o líder do Chega considerou que acontece com este caso "algo de extraordinário", porque o jantar em Braga aconteceu "em janeiro de 2021 e estamos em maio e, aparentemente, a justiça quando quer consegue ser rápida".

Ventura fez questão de "louvar" a justiça: "A rapidez que não teve com José Sócrates, nem com Ricardo Salgado, que tenha com André Ventura. Eu acho que isso, pelo menos, é um sinal positivo para a nossa democracia".

Aliás, "eu vou a julgamento na próxima segunda feira, no tribunal em Lisboa", por, durante a campanha presidencial, "ter feito uma referência a uma família do bairro da Jamaica", num canal de televisão, disse.

"Manifestar a minha vontade de me defender e mostrar que não sou racista e que também cumprimos ou tentámos cumprir as regras, se forem esse os factos", reafirmou.

O que o presidente do Chega considerou foi que a justiça tem que ser igual para todos: "A justiça terá o seu momento para atuar. O que é importante é que os portugueses possam confiar na justiça" e "não podemos é ter uma justiça para uns e uma justiça para outros".

"O que eu espero, a partir de agora, quando vejo a justiça atuar nestes casos ao fim de dois ou três meses e quatro, [é] que seja sempre assim" e "tenhamos finalmente uma justiça a sério, que funciona em três meses ou em quatro para todos os casos e não apenas para o André Ventura e para o Chega", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Força, André!
    05 mai, 2021 Viva o Chega! 15:07
    A escumalha estabelecida está a ficar nervosa com os 500 000 votantes do Chega!. E mais nervosa vai ficar quando alguns dos autarcas deles ficarem no Desemprego, e 20 a 22 deputados forem eleitos pelo Chega! nas Legislativas e tomarem assento na AR, correndo com alguns "eternos" dos partidos do Sistema, que deviam estar era presos, em vez de serem deputados. Continue o bom trabalho, André Ventura, que os cães ladram, mas a caravana passa.
  • Anónimo
    05 mai, 2021 Lisboa 08:48
    E que seja preso por homicídio! Escumalha!

Destaques V+