Tempo
|
A+ / A-

Costa chama "cata-vento" a Rio e alerta para "contaminação" do PSD pelo Chega

02 mai, 2021 - 11:59 • Lusa

"Muito mais perigoso do que o Chega é a contaminação do PSD pelas ideias" desse partido, defende o primeiro-ministro.

A+ / A-

O líder do PS, António Costa, comparou, este domingo, o presidente do PSD, Rui Rio, a "um cata-vento" e alertou para os perigos democráticos da "contaminação do PSD pelas ideias do Chega".

"Um cata-vento tem uma grande vantagem sobre o dr. Rui Rio: é que um cata-vento ao menos tem pontos cardeais, o dr. Rui Rio não tem", afirmou o líder socialista e primeiro-ministro em entrevista ao DN, JN e TSF, publicada hoje na revista Notícias Magazine.

A propósito da possibilidade de existir um acordo na justiça entre os dois maiores partidos, o secretário-geral do PS faz duras críticas ao líder social-democrata, afirmando que "desistiu de disputar o centro com o PS e a única coisa que agora quer disputar é ali 2 ou 3% dos votos com o Chega", tendo feito um acordo nos Açores e "já importou uma senhora para candidata à Câmara da Amadora", Suzana Garcia.

E, ainda no capítulo da justiça, Costa acusou Rio de "meter os princípios na gaveta" no processo de Tancos, que envolve o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, ao fazer "julgamento de tabacaria" durante uma campanha eleitoral porque "dava-lhe jeito para ganhar votos".

"Os princípios não se metem na gaveta, praticam-se mesmo quando são difíceis", afirmou.

Ainda segundo o líder do PS, Rio "apareceu na liderança do PSD como querendo disputar o centro ao PS e agora já está naquela fase de disputar a direita ao Chega".

"E muito mais perigoso do que o Chega é a contaminação do PSD pelas ideias do Chega. E essa contaminação surge quer no estilo de intervenção política, quer no conjunto de propostas que apresenta, quer nesta incoerência onde se diz tudo o que é popular", acrescentou.

Outro perigo que identificou "nestes partidos de extrema-direita, é que vão-se infiltrando, não é organicamente, mas vão condicionando politicamente os partidos da direita democrática".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    03 mai, 2021 ILHAVO 08:08
    Rio é bem pior que um cata-vento; ele nem sequer sabe de que lado é que está a soprar o vento enquanto é arrastado! E por muito que discurse e proclame que sabe para onde vai, nem faz a mais pequena ideia da valeta onde vai encostar.
  • Petervlg
    03 mai, 2021 Trofa 07:51
    Antonio Costa, vem com este discurso, para o PSD, para tirar o foco da corrupção no PS e os Sr. jornalistas vão atras.

Destaques V+