Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Indemnização por despedimento. PCP quer repor um mês de salário por cada ano de trabalho

25 mar, 2021 - 11:50 • Eunice Lourenço , Cristina Nascimento

Partido defende ainda o direito a contestação do despedimento, mesmo depois de aceitar o valor da indemnização.

A+ / A-

O PCP quer que as compensações por despedimento voltem aos valores anteriores a 2012. O assunto é debatido e votado esta quinta-feira no Parlamento. A deputada comunista Diana Ferreira diz que a ideia é voltar, por exemplo, à indemnização correspondente a um mês por cada ano de trabalho, sem limite de anos.

O partido quer ainda mudar a legislação que impede o trabalhador de contestar o despedimento, se aceitar a indemnização.

“Se os trabalhadores aceitarem o valor da indemnização, neste momento, a lei o que prevê é que esse trabalhador esteja a aceitar de alguma forma o despedimento de que é alvo”, explica.

A deputada lembra que está a verificar-se “um aumento significativo dos despedimentos” e, como tal, é de “especial importância e premência a reposição destes valores de indemnização por despedimento, garantindo melhores condições aos trabalhadores para enfrentar o momento fragilidade social”.

Esta semana o Instituto de Emprego e Formação Profissional divulgou os números do desemprego relativos a fevereiro. O desemprego aumentou em todo o país, mas há três zonas mais afetadas, o que estará relacionado com a sua dependência ao turismo: é o caso do Algarve (+74,4%), de Lisboa (+52,9%) e da Madeira (+30,4%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+