Tempo
|
A+ / A-

​Porta-voz da CNE defende eleições autárquicas em dois dias seguidos

19 mar, 2021 - 18:59 • Redação

Em declarações à Renascença, o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, diz que a questão ainda não foi abordada com o Governo.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda não foi chamada a pronunciar-se sobre a possibilidade de as eleições autárquicas serem em dois dias, como admite o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Em declarações à Renascença, o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, diz que a questão ainda não foi abordada com o Governo.

A CNE ainda não tem posição oficial, mas João Tiago Machado defende que, na sua opinião, era melhor dois dias seguidos, do que em dois fins de semana.

“Isto sou eu a falar, porque a Comissão ainda não foi chamada. Creio que seria mais útil e vantajoso, até em termos logísticos, e também por respeito a todos os eleitores que ficam condicionados naquele fim de semana para irem votar, que fossem realizadas eleições em dois dias seguidos”, afirma o porta-voz da CNE, a título pessoal.


Para João Tiago Machado, esta solução é a melhor para “os eleitores ficam formatados de que aquele é o fim de semana em que se vota” e, do ponto de vista logístico, para as escolas que “vão transformar salas de aula em assembleias de voto”.

A questão da logística das eleições não é da competência da CNE, lembra João Tiago Machado em declarações à Renascença.

Em parecer enviado esta semana ao Parlamento, a Comissão Nacional de Eleições manifestou reservas ao adiamento de eleições proposto pelo PSD, por 60 dias. A Associação Nacional de Municípios também está contra esse adiamento e promete voltar a analisar a proposta do Governo, numa reunião marcada para a próxima terça-feira.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admite a possibilidade das eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro, se realizarem em dois fins de semana devido à pandemia de covid-19.

Em entrevista à agência Lusa, Eduardo Cabrita disse que nas eleições autárquicas "não está previsto o voto antecipado", mas existe "abertura para ponderar modelos", sendo "a distribuição do voto entre dois fins de semana perfeitamente possível".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+