Tempo
|
A+ / A-

Decreto

Marcelo prolonga emergência e aconselha cautela nos próximos passos

10 mar, 2021 - 20:38 • Eunice Lourenço

Presidente enviou decreto para o Parlamento e insiste em testagem e rastreios.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República enviou novo decreto de prolongamento do estado de emergência para o Parlamento, agora até 31 de março.

O articulado tem poucas diferenças em relação ao decreto em vigor e no preâmbulo Marcelo aconselha cautela nos próximos passos.

“Estando a situação a evoluir favoravelmente, fruto das medidas tomadas ao abrigo do estado de emergência, mas permanecendo sinais externos ainda complexos e impondo acautelar os passos a dar no futuro próximo, entende-se haver razões para o manter por mais 15 dias, nos mesmos termos da última renovação”, escreve o Presidente na justificação de motivos do decreto que é debatido esta quinta-feira no Parlamento.

Este decreto vai enquadrar o estado de emergência entre as 00h00 de 17 de março e as 23h59 de 31 de março e, portanto, o início do processo de desconfinamento, cujo plano será anunciado pelo Governo esta quinta-feira.

No preambulo, Marcelo dá o sinal de que são necessárias cautelas nesses passos. E no articulado também dá esse sinal, ao manter no essencial o quadro de estado de emergência que está em vigor.

O Presidente introduziu duas pequenas alterações, fruto de sugestões dos partidos com os quais teve reuniões por videoconferência ao longo desta quarta-feira. As suas alterações são introduzidas no artigo 4º, nos números relativos às escolas e á entrada e saída do território nacional.

No que diz respeito às escolas, o número 5, que já previa a possibilidade de haver um “plano faseado de reabertura” das escolas, agora o articulado faz referência a testes, rastreios e vacinas. “Deverá ser definido um plano faseado de reabertura com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde publica, designadamente articulado com testagem, rastreamento e vacinação”, é agora a formulação inscrita no decreto divulgado na página da Presidência da República.

Já no número 6, que limita os diretos de emigrar, de sair do território nacional e de regressar, o Presidente decidiu incluir a possibilidade de “o Governo estabelecer regras diferenciadas, [designadamente para reunificação familiar], por razões profissionais, ou de ensino, como os estudantes Erasmus”.

De resto, o decreto continua a permitir estabelecer limites à liberdade de circulação e de deslocação, a possibilidade de fechar total ou parcialmente estabelecimentos comerciais, o controlo de preços e o combate à especulação, a limitação das taxas de serviços de entrega ao domicílio e a mobilização e trabalhadores para o combate à pandemia.

O Presidente volta, pela terceira vez, a inscrever no decreto de estado de emergência a possibilidade de impor limites ao ruido nos prédios de habitação devido ao teletrabalho, apesar de até agora nunca o Governo ter dado sequencia a essa intenção de Marcelo.

[notícia atualizada às 21h05]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    11 mar, 2021 ÍLHAVO 13:07
    Pois sim ..., mas os protestos, as pressões e as "más línguas" contra mais confinamento (com o qual [o confinamento e o Presidente] aliás concordo) continuam e continuarão como dantes a chover sobre o Primeiro-Ministro e o Governo, desconfine ele só "assim assim" ou mesmo muito. E ai deles (para além de nós todos) se algo correr mal! Venha no entanto o que vier, o Presidente CONTINUA e continuará sempre a coberto dos pingos da chuva, ... mas não por ter AGORA razão. É a "sabedoria" (e a cegueira) "do povo" no seu melhor.
  • Joaquim Santos
    10 mar, 2021 Tojal 23:57
    Este é o nosso Sebastião. Se Sebastião era um visionário sonhador, que não media o perigo, porém inerte no meio do perigo que o conduziu à derrota. Marcelo é o medroso no meio da pandemia, fica inerte no meio do alarido que provoca o perigo, já que a morte vem mais da propaganda negativa que do vírus. Precisamos mais da fé do Nuno A. Pereira, que das visões do Sebastião.

Destaques V+