Tempo
|
A+ / A-

Marcelo visita Vaticano e Espanha na sexta-feira

09 mar, 2021 - 14:19 • Redação

O chefe de Estado repete as viagens inaugurais ao Vaticano e Espanha, como tinha acontecido no primeiro mandato.

A+ / A-

O Presidente da República visita o Vaticano e Espanha na sexta-feira, naquelas que serão as primeiras deslocações oficiais ao estrangeiro do segundo mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

A notícia, avançada ontem pela Renascença, foi confirmada através de uma nota oficial publicada no site da Presidência da República

"Tal como em 2016, o Presidente da República desloca-se esta sexta feira, 12 de março, à Santa Sé, que teve um papel essencial no reconhecimento da independência de Portugal, onde será recebido por Sua Santidade o Papa Francisco, dias depois da histórica visita ao Iraque", refere a mensagem de Belém.

A Presidência da República adianta que Marcelo Rebelo de Sousa "cumpre também a tradição e visita, no mesmo dia [sexta-feira], a nossa vizinha e amiga Espanha, onde se encontrará Sua Majestade o Rei Felipe VI".

O chefe de Estado repete as viagens inaugurais ao Vaticano e Espanha, como tinha acontecido no primeiro mandato.

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse esta terça-feira, numa cerimónia que decorreu na Assembleia da República, com medidas excecionais devido à pandemia de Covid-19.


Marcelo espera que o "respeito por todos os portugueses" não seja sacrificado pelo "mito do português puro"
Marcelo espera que o "respeito por todos os portugueses" não seja sacrificado pelo "mito do português puro"

No discurso de tomada de posse para o segundo mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez um balanço dos últimos anos e disse que "queremos melhor democracia onde a liberdade não seja esvaziada pela pobreza".

O Presidente da República tomou posse para o segundo mandato com apelos à estabilidade e defesa da democracia e metas para a luta contra a pandemia e para a reconstrução da sociedade. É urgente construir “um só Portugal”, declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "é o mesmo de há cinco anos e de ontem", com independência, espírito de compromisso e estabilidade, e que assim será com qualquer Governo e maioria parlamentar.

"Portugueses, resta lembrar o óbvio. Sou o mesmo de há cinco anos, sou o mesmo de ontem, nos mesmos exatos termos eleito e reeleito para ser Presidente de todos vós, com independência, espírito de compromisso e estabilidade, proximidade, afeto, preferência pelos excluídos, honestidade, convergência no essencial, alternativa entre duas áreas fortes, sustentáveis e credíveis, rejeição de messianismos presidenciais, no exercício de poder ou na antecipada nostalgia do termo desse exercício, no respeito pela diferença e pelo pluralismo, na construção da justiça social, no orgulho de ser Portugal, de ser português", afirmou.

O chefe de Estado prometeu que "foi assim, assim será, com qualquer maioria parlamentar, com qualquer Governo, antes e depois das eleições autárquicas, antes e depois das eleições parlamentares, antes e depois das eleições europeias, antes e depois dos 50 anos do 25 de Abril em 2024".

"Que os próximos cinco anos possam ser mais razão de esperança do que de desilusão, é o nosso sonho e é o nosso propósito, um ano decorrido sobre tanto luto, tanto sacrifício, tanta solidão", acrescentou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ferreira Joao
    09 mar, 2021 Safara 14:31
    E o confinamento e a proibição de mudar de concelhos? Exemplo para todos os Portugueses....

Destaques V+