Tempo
|
A+ / A-

PS

Pedro Nuno Santos. Temos de “aprender a lidar com os partidos à nossa esquerda”

07 mar, 2021 - 13:36 • Susana Madureira Martins , Marta Grosso (edição)

Ministro das Infraestruturas e dirigente nacional do PS participou num encontro digital promovido pela Juventude Socialista, no qual lembrou que o partido não tem maioria absoluta.

A+ / A-

Veja também:


Pedro Nuno Santos defende o regresso às negociações com o PCP e o Bloco de Esquerda. O dirigente do PS e ministro das Infraestruturas critica quem no partido hostiliza aqueles dois partidos que considera fundamentais na construção das políticas.

“Nós precisamos de aprender a lidar com os outros partidos à nossa esquerda”, defendeu neste domingo, no encontro por videoconferência da Juventude Socialista sobre a ascensão do neoliberalismo e a Terceira Via.

“Aprender a lidar é saber respeitar quando eles não concordam connosco, saber respeitar quando nos combatem, tentar perceber o que é que nos afasta. Não é com agressividade que vamos conseguir recuperar a colaboração com os outros partidos. E este é um trabalho que nos temos de fazer, que as novas gerações também têm de fazer”, afirmou.

“Se nós quisermos combater a direita de forma perene, temos de saber trabalhar à esquerda e de compreender, aceitar as diferenças e procurar encurtar caminho. Nós não nos podemos comportar nem lidar com a governação como se tivéssemos maioria absoluta quando nós não temos”, sustentou o ministro, que vive em clima de pré-ruptura com o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa.

Pedro Nuno Santos criticou ainda quem, no seio do partido, vive no passado. “Infelizmente, também temos no seio do nosso partido quem esteja preso a 1975. E estamos a viver já no século XXI. A política mudou, o país mudou, os partidos mudaram, os desafios também são outros”, afirmou.

“Se as lutas que o PS travou em 1975 foram fundamentais para nós hoje vivermos em democracia e estarmos no ponto em que estamos, as lutas que hoje nós travamos continuam a ser importantes, mas são de caráter diferente. E o PCP – hoje também o Bloco de Esquerda – são elementos fundamentais na construção dessa sociedade mais justa, mais solidária que nós queremos ter nos próximos anos”, reforçou o socialista.


Durante a sua intervenção, Pedro Nuno Santos defendeu ainda alterações à legislação laboral – algo que o primeiro-ministro tem resistido a fazer e negou nas negociações com o BE, durante a preparação do Orçamento do Estado para este ano, com António Costa a considerar, ao longo do último ano, que já houve vários avanços nesta área.

Mas o ministro das Infraestruturas tem outra opinião e considera que, para dar resposta à precariedade, é preciso mudar a legislação laboral, mesmo fazendo frente às empresas e assumindo os custos disso.

Este socialista que faz parte do secretariado nacional, órgão de cúpula do partido, defende que só dando estabilidade no emprego se combate a precariedade. Como exemplo, deu a caducidade dos contratos coletivos de trabalho.

Pedro Nuno Santos a defendeu ainda que é preciso contrariar a tendência de perda de força do movimento sindical, aconselhando o partido a estar mais próximo das centrais sindicais.

Antes, de Pedro Nuno Santos falou o dirigente da Juventude Socialista, que apontou erros à governação de José Sócrates e António Guterres, criticou a Terceira Via – ou esquerda moderna – e defendeu a diferenciação do PS face à direita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    07 mar, 2021 Lisboa 22:52
    Este era o que prometia pôr os banqueiros alemães com as pernas a tremer quando propunha não pagar a dívida. Lembram-se? Ao fim destes anos, não aprendeu nada! Acha agora que o PCP e o BE são necessários para uma sociedade mais justa. Só se for para empobrecermos todos. E é este homem ministro!

Destaques V+