Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Presidente da Assembleia da República quer grupo de trabalho para coordenar vacinação no parlamento

02 fev, 2021 - 20:43 • Lusa

Esta posição foi transmitida por Ferro Rodrigues em comunicado, no qual também se refere ao processo de vacinação de funcionários da Assembleia da República "considerados indispensáveis para garantir o funcionamento efetivo deste órgão de soberania".

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República sugeriu, esta terça-feira, constituição de um grupo de trabalho para acompanhar o processo de vacinação contra a covid-19 no parlamento, até atingir todos os deputados que pretendam ser vacinados.

Esta posição foi transmitida por Ferro Rodrigues em comunicado, no qual também se refere ao processo de vacinação de funcionários da Assembleia da República "considerados indispensáveis para garantir o funcionamento efetivo deste órgão de soberania".

"O presidente da Assembleia da República considera da maior utilidade a constituição de grupo de trabalho para acompanhar o processo que agora se inicia e que continuará, de forma programada, até atingir todos os deputados que pretendam ser vacinados, bem como os funcionários considerados indispensáveis para garantir o funcionamento efetivo deste órgão de soberania, revendo-se nas propostas avançadas, sobre as quais se debruçará a conferência de líderes, em reunião que será convocada quando tal se justificar".

No comunicado, Ferro Rodrigues refere que o processo de vacinação "iniciado com as respostas à solicitação do primeiro-ministro [António Costa] está a ser desenvolvido, contemplando as observações e propostas que foram remetidas ao presidente da Assembleia da República nos últimos dias".

De acordo com Ferro Rodrigues, depois da reunião da conferência de líderes de quinta-feira passada, ficaram "definidos critérios da carta a enviar - precedências do Protocolo do Estado e membros da Comissão Permanente, e com posterior sugestão aos líderes parlamentares de indicação de nomes tendo por base a idade ou o estado de saúde".

Esses mesmos critérios, salienta, "não mereceram contributos de qualquer grupo parlamentar". E na sexta-feira, 29 de janeiro, "foi enviada a resposta ao primeiro-ministro, que atendeu às posições de grupos parlamentares quanto a quem, do universo definido, deveria ou não fazer parte da lista".

Na sequência deste passo, de acordo com o presidente da Assembleia da República, "nos últimos dias, a solicitação do Grupo Parlamentar do PSD, e, posteriormente, de dois presidentes de comissões parlamentares permanentes [Marcos Perestello e Sérgio Sousa Pinto, ambos do PS] e de deputada membro da Comissão Permanente [Maria Begonha, do PS], foram feitos acertos à relação inicial".

Mais de uma dezena de deputados do PSD, incluindo o presidente Rui Rio, assim como aqueles três socialistas, pediram para ficar fora da lista inicial que incluía 50 deputados a vacinar.

"Todos os procedimentos administrativos e sanitários para que o processo de vacinação se inicie estão a decorrer em articulação entre o secretário-geral da Assembleia da República e o Ministério da Saúde, num processo que decorrerá de acordo com os critérios e prioridades estipulados e ao ritmo que as autoridades de saúde definirem", acrescenta Ferro Rodrigues.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    02 fev, 2021 PORTUGAL 22:03
    Uma vez que o CASO VACINAÇÃO já está na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, permitam-me que diga o seguinte: o País tem um COORDENADOR para a DISTRIBUIÇÃO das vacinas. Inicialmente estava estabelecido um PROGRAMA de VACINAÇÃO. As Instituições elaborariam listagens com as Pessoas a vacinar. Desde o INÍCIO do processo até ao início da distribuição das vacinas decorreram muitos dias. Essa DISTRIBUIÇÃO seria então muito fácil de fazer. Vimos agora que a DISTRIBUIÇÃO é feita ao DEUS DARÁ. Os SERES HUMANOS que ouvem através das Televisões e Rádios ou leem os Jornais sabem que a ATRIBUIÇÃO das VACINAS está ADULTERADA. Não é preciso entrar em muitos pormenores para JUSTIFICAR o que aqui digo. Assim, não percebo EU como se calhar não compreenderão MUITOS porque RAZÃO um determinado número de SERES HUMANOS serão vacinados ANTES dos que de facto DEVIAM ser vacinados. Perdoem-me, mas como não tenho MEDO de deixar esta VIDA não estou PREOCUPADO em ser ou não vacinado. Estou isso sim COLABORANTE com o confinamento. Também aqui não percebo porque SERES HUMANOS que por LEI devem estar em confinamento IRÃO ser vacinados antes dos TAIS. São MUITOS os que hoje ANTECIPAM a vacinação COBARDEMENTE mas podem ter a CERTEZA que um dia a vacina não surtirá o efeito que desejam. Mais uma VÊZ sou obrigado a dizer que o Ser Humano é um SER EGOÍSTA. Não é este o MEIO que me indicaram enquanto criança. Agora com umas DÉCADAS de vida nada me interessa a não ser que TODOS tenham MUITA SAÚDE e sejamos FELIZES.

Destaques V+